Parte da comunidade de Estância Velha foi as urnas no dia 6 para aprovar, através da reeleição, os quatro anos do governo Diego Francisco e Airton Haag. A dupla PSDB e Progressistas recebeu 16.624 votos, o que corresponde a 64,64% dos válidos, contra 26,45% do segundo colocado. Uma vitória que aconteceu, nas palavras do prefeito, após um mandato com muitos desafios.
Ele aponta que para pavimentar o caminho até o pleito de 2024 foi preciso contornar a pandemia da Covid-19, um surto de Dengue e as enchentes, sobretudo de maio. A reação, segundo Francisco, foi com trabalho e dedicação. “Mesmo assim, conseguimos conquistar muitas realizações! No desenvolvimento econômico buscando novas indústrias e novas empresas; resgatamos a autoestima da cidade com grandes eventos culturais, e mostramos que podemos fazer grandes obras”, declarou ao Portal Vale do Sinos.
Na última segunda-feira, dia 7, o chefe do Executivo de Estância externou gratidão e alegria diante da significativa ampliação do resultado de 2020 em 6.000 votos; concedendo lhe ainda o fato histórico da primeira reeleição de um prefeito e seu de vice no município do Vale do Sinos. “Ficamos muito honrados!”.
Ataque a problemas históricos

Na visão de Diego Francisco, a decisão da comunidade não foi alicerçada em apenas um projeto da administração. “Acredito que Estância Velha voltou a crescer de forma orgânica em vários sentidos, em vários aspectos”, diz. Todavia, em análise pontual, destacou a postura de ter atacado questões históricas na infraestrutura da cidade.
Destas certezas foi criada a tônica da campanha eleitoral, que precisava defender o governo atual, mostrando o quanto Estância evoluiu nos últimos quatro anos. “Foram muitas ruas pavimentadas, novas unidades de saúde inauguradas, e temos muitas outras obras para inaugurar nos próximos anos”, salientou.
Seguindo nesta linha, classificou como um “resgate” a obra feita na principal avenida da cidade. Para o governo que inicia em 1º de janeiro, promete inaugurar um anexo ao Hospital Municipal Getúlio Vargas, para o qual já teria R$ 10 milhões garantidos pelo Governo do Estado. Nos planos ainda, construção da UBS Bairro Rincão e ampliação dos atendimentos em Saúde; melhorias nas praças com aumento de áreas de lazer.
Desafios do desenvolvimento
A localização de Estância Velha na Grande Porto Alegre é considerada privilégio, estando entre os vales do Sinos e Caí e no início da subida à Região das Hortênsias. Contudo, o prefeito concorda que isso traz consequências específicas a serem enfrentadas, mas foca seu destaque no atual flagelo com as grandes cheias. “Isso é um aspecto levado em conta por muitas empresas que querem se instalar em nossa cidade”, comentou.
Hoje há uma planta industrial em processo de instalação, além de novas movimentações no setor econômico, entre cervejarias e empreendimentos comerciais. “E esse crescimento econômico impacta no crescimento ordenado da cidade, que está passando por uma grande renovação de redes de água e esgoto”, observa. Neste sentido, promete uma frente de trabalho voltada as situações criadas pelo desenvolvimento.