Em Estância Velha, se iniciou a transição da distribuição de fraldas geriátricas para o Programa Farmácia Popular, conforme oficializado pelo Governo Federal em 14 de fevereiro.
Segundo a Secretaria de Saúde do município, a medida visa beneficiar mais de 1 milhão de pessoas anualmente no Brasil e pode gerar uma economia de até R$ 160 mil aos cofres públicos de Estância Velha, permitindo o redirecionamento de recursos para outras áreas da saúde.
LEIA TAMBÉM: Corsan é cobrada sobre falta de água recorrente em regiões altas de Campo Bom
Sobre o Programa Farmácia Popular
Atualmente, o programa Farmácia Popular oferece 41 itens, incluindo medicamentos e insumos como fraldas geriátricas e absorventes para beneficiárias do Programa Dignidade Menstrual. Os itens gratuitos cobrem doenças como diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e glaucoma.
Para retirada, o paciente deve apresentar documento oficial com foto e CPF, além de receita médica válida, seja do Sistema Único de Saúde (SUS) ou particular. Pacientes impossibilitados de ir pessoalmente podem ser representados por procuradores legais com a documentação necessária.
LEIA TAMBÉM: Estudante de Campo Bom cria horto escolar e disputa vaga no Parlamento Jovem Mercosul