Inicia neste fim de semana, dias 13 e 14, a temporada 2010 da Fórmula 1, primeiro grande prêmio será realizado no próximo domingo, 14, no Bahrein, ás 9h (Horário de Brasília). Rubinho (Williams), Massa (Ferrari), Bruno Senna (HRT) e Lucas di Grassi (Manor) são os pilotos brasileiros nesta temporada.
Da Redação [email protected]
O ronco dos motores da Fórmula 1 volta a falar mais alto neste fim de semana, inicia no circuito de Sakhir, no Bahrein, ás 9h (Horário de Brasília), a temporada 2010 da maior competição do automobilismo mundial.
Este ano a Fórmula 1 está recheada de atrações, no grid da primeira prova vamos ter alinhados lado a lado os campeões mundiais Fernando Alonso (Ferrari), Lewis Hamilton (Mclaren), Jenson Button (Mclaren) e o heptacampeão Michael Schumacher (Mercedes).
Participam e valorizam ainda mais este grid os brasileiros Felipe Massa (Ferrari), Rubens Barrichelo (Williams), Bruno Senna (HRT) e Lucas di Grassi (Manor), os dois últimos estreantes da categoria.

Em 2010 a principal novidade no regulamento é o fim do reabastecimento o que provocou uma grande mudança nos carros. Presente na categoria desde 1994, o reabastecimento foi banido da categoria pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e os pit stops voltarão a servir apenas para troca de pneus.
Todos terão de largar com o tanque cheio, colocando um ponto final nas estratégias de combustível. As paradas, que duravam, em média, sete segundos, passarão a ter entre dois e quatro, de acordo com estimativas.
Por causa do fim do reabastecimento, o tanque de combustível precisou ter sua capacidade quase dobrada: de 120 litros para 250 litros, em média. Por isso, os projetistas passaram a trabalhar com um aumento de cerca de 15 centímetros na distância entreeixos. O peso mínimo do carro (sem combustível) foi aumentado de 605 kg para 620 kg, o tanque de combustível terá de ser quase dobrado, dependendo do consumo de cada motor.
Outra modificação foi a largura dos pneus dianteiros que sofreu uma redução nesta temporada de 270 milímetros para 245. A intenção da FIA com esta medida é equilibrar a aderência dos carros entre seus dois eixos.
Agora é esperar o início da temporada para saber quais equipes se adaptaram melhor ao novo regulamento e projetaram um carro melhor para seus pilotos.
FOTOS: reprodução / defolga.com / abril.com.br