O Esporte Clube Novo Hamburgo (ECNH) viveu um domingo, 30 de abril, diferente durante a véspera de aniversário dos 106 anos da equipe. O Noia, após 65 anos, voltou a decidir o Campeonato Gaúcho e foi até o Estádio Beira Rio, em Porto Alegre, enfrentar o Internacional. O jogo, como não poderia deixar de ser, foi emocionante e decidido nos detalhes. O Anilado trouxe na bagagem o empate em 2 a 2, porém por duas vezes o time chegou a ficar em vantagem no placar. Os gols do ECNH foram marcados pelo centroavante João Paulo e o lateral Assis.
A partida começou em ritmo alucinante. Com menos de 1 minuto da primeira etapa, Branquinho e Jardel fizeram boa tabela pela direita e conseguiram arrancar um escanteio. Na sequência, o próprio volante fez a cobrança e o zagueiro artilheiro Júlio Santos cabeceou no pé da trave de Keiler. Aos 5 minutos novamente o Noia chegou. O meia Juninho recebeu livre na ponta esquerda, driblou Léo Ortiz, e finalizou com perigo para fora. Já o Internacional teve sua oportunidade, aos 12 minutos, com Anselmo. O volante arrancou em velocidade pelo meio, mas finalizou sobre o gol de Matheus.
O Novo Hamburgo largou em vantagem aos 18 minutos. O Anilado conseguiu uma rápida roubada de bola na intermediária e Branquinho levantou para dentro da área, mas a defesa colorada afastou. Jardel ficou a sobra e novamente alçou para o meio da zaga e Léo Ortiz cedeu novo escanteio. Na cobrança de Assis, João Paulo colocou cumprimentou Keiler e fez o seu sexto gol no Gauchão. Após isso, o Inter começou a pressionar com mais força o Noia, na busca pelo empate. Aos 39 minutos, Carlos recebeu passe entre os defensores anilados e tentou encobrir Matheus, porém Pablo apareceu para salvar o time hamburguense. Nos acréscimos do primeiro tempo, D’Alessandro pegou rebote de levantamento feito no setor ofensivo e chutou de primeira. Entretanto, lá estava o goleiro do ECNH para fazer grande defesa.
Já na segunda etapa, aos 2 minutos, o Noia voltou a chegar com força. João Paulo fazia infiltração pelo meio e obrigou a defesa a afastar para escanteio. Jardel cobrou aberto e Juninho ficou com a sobra. O meia anilado bateu com força, mas Keiler fez firme defesa. Entretanto, aos 8 minutos, o Internacional chegou ao empate. Roberson apareceu liberado e bateu, a zaga tentou afastar e a bola acabou entrando. Aos 23 minutos, o Novo Hamburgo voltou a ficar na frente.
A bola aérea anilada sempre foi um ponto forte da equipe e o lateral-esquerdo Assis anotou o segundo gol do Esporte Clube Novo Hamburgo, em excelente assistência de cabeça feita pelo zagueiro Pablo, em cobrança de escanteio do volante Jardel. Um dos destaques do time comandado por Beto Campos neste campeonato é Matheus. O goleiro brilhou novamente em defesa milagrosa, aos 26 minutos, mostrando muito reflexo. O zagueiro colorado Victor Cuesta apareceu liberado e o arqueiro do Noia voou para evitar a igualdade no placar.
O colorado voltou, mais uma vez, a colocar o empate no marcador com o atacante Nico Lopez, aos 37 minutos. O uruguaio recebeu bom passe de D’Alessandro e finalizou na saída de Matheus para fazer 2 a 2 e dar números finais à primeira partida da decisão do Campeonato Gaúcho 2017. Fim de jogo: Internacional 2 x 2 Novo Hamburgo. Agora, tudo fica para a partida de volta.
O ECNH retorna aos treinos visando o segundo jogo da decisão na terça-feira, dia 2 de maio, no Estádio do Vale. O elenco anilado se reapresenta às 15h30.
ESCALAÇÕES:
INTERNACIONAL:
Keiler (Marcelo Lomba); William, Victor Cuesta, Léo Ortiz e Uendel; Anselmo (Roberson/Valdívia), Rodrigo Dourado, Edenilson e D’Alessandro; Nico López e Carlos. Técnico: Antônio Carlos Zago.
NOVO HAMBURGO:
Matheus; Léo, Júlio Santos, Pablo e Assis; Amaral (Tiago Ott), Jardel, Renan e Juninho; Branquinho (Lucas Santos) e João Paulo. Técnico: Beto Campos.
Fotos: Adilson Germann e Elenise Martins/ECNH