Operação de fiscalização em mercados da cidade resultou em três estabelecimentos notificados
A Brigada Militar liderou uma operação de fiscalização em mercados, açougues e padarias dos bairros Canudos, Liberdade e São José nesta quarta-feira. Fiscais das secretarias de Saúde (Semsa) e Indústria, Comércio e Serviços (Semic) participaram da ação.
O objetivo foi verificar possíveis irregularidades nos estabelecimentos seja na produção e armazenamento de alimentos ou na regularidade de funcionamento dos comércios. A operação resultou em três locais notificados por falta de alvará de funcionamento e na apreensão de cerca de 80 quilos de salsichão produzidos sem licença.
Dos cinco comércios fiscalizados hoje, três não tinham alvarás de funcionamento. “Como nosso objetivo não é impedir ninguém de trabalhar, nem fazer terrorismo fechando empresas, esses locais foram notificados e têm prazo de cinco dias para regularizar a situação junto à Semic”, afirma o fiscal Valdemir Leal.
Em uma mercearia do bairro Canudos, 38,5 quilos de salsichão e outros 49 quilos de massa para preparo do produto foram recolhidos.
“Apesar de as condições higiênicas serem as ideais e a temperatura de refrigeração da câmara ser a adequada para esse tipo de produto, o estabelecimento não tem autorização para fabricar salsichão”, explica coordenadora da Vigilância Sanitária da Semsa Lisa Gaspar Ávila.
Para que a comercialização de produtos de origem animal seja permitida é necessário que haja autorização de órgãos de agricultura, seja ele municipal ou estadual.
Desde o final do ano passado, a prefeitura vem intensificando ações para verificar condições de funcionamento de estabelecimentos comerciais em vários pontos da cidade. A intenção é garantir ao consumidor itens como higiene, conservação e a qualidade dos produtos.
Em todo o Estado, o resultado da Operação foi o seguinte: 11.340 veículos fiscalizados; duas armas apreendidas, 1.843 açougues/abatedouros fiscalizados e 312 estabelecimentos autuados. As carnes apreendidas foram: 20.164 kg de bovina, 775 Kg de suína, 529 Kg de frango, 370 Kg de salsichão, 103 Kg de charque e 103 Kg de ovino, além da apreensão de 180 litros de óleo diesel.