Confira quais as opções existentes no Centro Universitário Feevale para financiar o seu curso de graduação
Para facilitar o acesso de estudantes ao ensino superior, a Feevale possui seu próprio programa de financiamento estudantil, além de ser parceira de outras duas modalidades em nível federal. Juntos, os programas beneficiam 1.593 universitários com bolsas integrais e parciais.
O FES – Feevale está em fase de processo seletivo, até o dia 15 de fevereiro. A lista com os alunos pré-selecionados para o semestre de 2007/01, datas e documentação necessária está em www.feevale.br/financiamento.
O FES atende 307 estudantes, e possibilita descontos de 25%, 50% e 70% do valor da mensalidade. Podem candidatar-se alunos de qualquer curso, a partir do segundo semestre de vínculo com a Instituição. O débito deve ser quitado após a conclusão do curso, no mesmo tempo de utilização do crédito. As inscrições para o processo seletivo de 2007/02 começam em março.
A coordenadora do FES-Feevale, Carla Paiva, alerta os candidatos para que não tentem forjar ou esconder documentos para conseguirem o financiamento.
“Nossos critérios para o processo de seleção são absolutamente transparentes, não adianta o candidato tentar burlar. Se desconfiamos que as informações não estão corretas, realizamos visita domiciliar para maiores esclarecimentos”, esclarece Carla.
Além do FES, a Feevale também oferece bolsa para os estudantes das Licenciaturas e cursos do Fisem, com abatimentos que podem chegar a 30% no valor das mensalidades. Outra novidade importante é que todas as informações sobre os processos estão disponiveis no link do setor de Financiamento Estudantil.
Programas federais
O Programa de Financiamento Estudantil (Fies), da Caixa Econômica Federal, financia 50% da mensalidade. A instituição tem 730 alunos beneficiados com o programa. A quitação ocorre depois que o estudante se formar ou se encerrado o prazo máximo de utilização. A pré-seleção é de responsabilidade do MEC. Demais informações podem ser encontradas em www3.caixa.gov.br/fies.
O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas parciais e integrais para estudantes carentes que tenham cursado o Ensino Médio em escola pública ou particular com bolsa integral.
Na Feevale só é oferecida a bolsa integral, atingindo atualmente 556 universitários. Para obtê-lo é pré-requisito ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na Feevale, o aluno que for aprovado no ProUni não precisa prestar o vestibular, pois ingressará na instituição como bolsista.
A Instituição oferece 10% das vagas de vestibular para selecionados no ProUni. A pré-seleção é de responsabilidade do MEC. Demais informações podem ser encontradas em www.mec.gov.br/prouni.