O governo autorizou medida provisória para criação de um fundo garantidor, e de acordo com o ministro da Educação, ele deve ser regulamentado ainda neste mês
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
O Fundo de Financiamento Estudantil – Fies poderá dispensar a figura do fiador ainda neste ano.
Através de uma medida provisória, o governo autorizou a criação de um fundo garantidor para o programa de financiamento. A medida foi publicada nesta quarta-feira, 08, no Diário Oficial da União. De acordo com o ministro da Educação, Fernando Haddad, a regulamentação do fundo garantidor deverá ser concluída ainda este mês.
Na prática, a medida permitirá o acesso dos estudantes ao programa Fies sem que estes precisem de um terceiro que garanta o pagamento da dívida. De acordo com Haddad, ainda não é possível saber quantos estudantes poderão ser beneficiados pela medida, mas acredita que o fundo garantidor pode estar disponível ainda em 2010.
O ministro explicou que ainda não foi definido qual o público que a medida deve atender e qual a participação das instituições no fundo garantidor. Segundo ele, o fundo será híbrido, mantido por verbas públicas e também pelas instituições participantes do Fies. Em princípio, a escola que aderir ao novo modelo deverá repassar um percentual dos valores que recebe do Ministério da Educação para o fundo.
O Fies concede financiamentos aos estudantes para bancar as mensalidades de instituições privadas de ensino superior. Para se inscrever no programa, o estudante deve acessar a página do Fies na internet.
Informações Agência Brasil