O Ginásio Vitão, no Parque do Trabalhador, recebeu na manhã deste sábado (14) o Festival Paralímpico, iniciativa voltada à iniciação esportiva de crianças com deficiência. A ação reuniu dezenas de alunos da rede municipal em atividades como bocha adaptada, vôlei sentado e arremesso de pelota. O evento foi promovido pela Caixa, Governo Federal e Comitê Paralímpico Brasileiro, com organização local das secretarias de Esporte e Lazer (SMEL) e Educação (SMED).
Cerca de 40 voluntários acompanharam as atividades e, além de participar das modalidades, os alunos receberam medalhas e camisetas. Lanches foram oferecidos em parceria com o Ofersul.
O secretário interino da SMED, André da Silva, celebrou o impacto da iniciativa. “Estamos felizes em dar protagonismo para esses alunos, que precisam muito estar praticando os esportes, e pelas famílias que puderam comparecer junto com eles. Que seja o primeiro de muitas realizações, em parceria com a SMEL”, disse Silva.
LEIA TAMBÉM: Museu Histórico reforça parceria com Sindimetal e divulga programação
Murillo Oliveira, de 10 anos, estudante da EMEB Jacob Kroeff Neto, foi um dos participantes. Ele possui autismo leve e esteve acompanhado da mãe, Alessandra Oliveira, guarda municipal. “Nós sempre estimulamos ele no esporte, desde bebê. A professora nos convidou, do grupo de apoio que ele participa. Ano passado ele também participou de um evento paralímpico. Eu fico muito feliz de ver ele mostrando essa vontade de participar”, contou.
A professora Raquel Ribeiro, que atua na EMEB Coronel Guilherme Gaelzer Neto e integra o Atendimento Educacional Especializado (AEE), explicou a importância da articulação com as famílias: “Como é um público que, muitas vezes, tem dificuldade de acesso, os pais ficam meio receosos e, ao mesmo tempo, felizes de verem as crianças brincando. É um trabalho de conversar com eles na escola, com as famílias, e mostrar a importância dessa interação esportiva”.
A próxima edição do Festival Paralímpico em Novo Hamburgo será no dia 20 de setembro, véspera do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. O evento também acontecerá em outras cidades gaúchas, como Santiago, Bagé, Santa Maria, Teutônia, Porto Alegre, Santo Ângelo, Rio Grande e Erechim.
LEIA TAMBÉM: Felipe Kannenberg estreia na direção com curta gravado em Novo Hamburgo