No dia 5 de abril, Novo Hamburgo receberá um evento dedicado à celebração da cultura negra e afrodescendente, o Festival Aquilombados. Realizado pela Bilaco Produções, na Sociedade Cruzeiro do Sul, o festival reunirá músicos, empreendedores e a comunidade em uma programação que destaca a diversidade cultural, musical, artística, literária e gastronômica dos descendentes da cultura negra. O ingresso é solidário, sendo necessário levar 1kg de alimento não-perecível.
O evento é viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio da Secretaria de Cultura de Novo Hamburgo. O objetivo é fomentar a arte e a cultura, promovendo conteúdos relevantes que impactem a sociedade e ampliem a conexão com as expressões culturais afro-brasileiras.
O produtor cultural, documentarista e idealizador do festival, Fábio Lima, contou sobre a origem do festival. “Tudo que eu faço tem um motivo. Ano passado estive em entrevista com alguns artistas negros em Novo Hamburgo e surgiu o questionamento: como pode, no dia do aniversário da cidade, apenas um artista negro ser chamado para representar todo nosso povo? Uma parte enorme, talvez até mais que a metade, de Novo Hamburgo é composta por aquilombados e pessoas de periferia. Então, apartir da necessidade de dar voz e visão aos artistas negros do nosso município, resolvi escrever o projeto de um festival, que se tornou o Aquilombados, onde celebramos a cultura negra, afrodescendente, reunindo músicos regionais, empreendedores, comunidades, artistas plásticos, literários, tudo da descendência da cultura negra”, concluiu.
LEIA TAMBÉM: Desfile de máscaras e cortejo de blocos marcarão presença no CarnaRaps 2025
Música, tradição e representatividade
O Festival Aquilombados contará com uma programação diversificada. Entre as atrações confirmadas estão:
- Banda Saldanha (Porto Alegre – RS) – Samba e Carnaval
- Pagode do Biro (Novo Hamburgo – RS) – Samba e Pagode
- Preconceito Zero (Novo Hamburgo – RS) – Hip Hop
- 50 Tons de Pretas (Novo Hamburgo – RS) – MPB
- Escola de Samba Cruzeiro do Sul (Novo Hamburgo – RS)
- DJ Cassinho (Novo Hamburgo – RS)
- Grupo Samba D’Oliveira (Novo Hamburgo – RS) – Samba e Pagode
- Escola de Samba Império do Sol (São Leopoldo – RS)
- Lu Astral e Banda (Novo Hamburgo – RS) – Grupo de Samba
Além da música, o evento também contará com a participação de empreendedores negros e atividades culturais que reforçam a importância da preservação e valorização da identidade afro-brasileira.
LEIA TAMBÉM: Novo cadastro para artistas locais é aberto em Estância Velha