Os Festejos Farroupilhas de 2024 têm como tema o centenário do renomado pajador Jayme Caetano Braun e como patrono o músico Pedro Ortaça; tendo sido lançados em solenidade no Palácio Piratini nesta quarta-feira, dia 7. Durante o evento, houve a entrega da Medalha Simões Lopes Neto e de homenagens à Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas.
A presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas, Gabriella Meindrad, salientou a organização iniciada em fevereiro. “A comissão vem trabalhando nos preparativos, com a escolha do patrono, da identidade visual e da canção-tema, além do lançamento do e-book”. Ela comentou que não será apenas uma celebração à Jayme Caetano Braun, mas, acima de tudo, ao povo gaúcho.
Outro Tronco Missioneiro celebrado

O patrono dos Festejos de 2024, Pedro Ortaça, exaltou as raízes do Rio Grande do Sul. “Guardo até hoje os ensinamentos de meu pai e, aos 82 anos, muito me orgulha cantar a minha terra. Junto com Jayme, Noel Guarani e Cenair Maicá, resolvemos cantar a história do Rio Grande, cantar pedindo justiça e cantar os direitos dos indígenas e negros do nosso Estado”, recordou, citando os outros três artistas que formaram os Quatro Troncos Missioneiros.
Na solenidade foi concedida a Medalha Simões Lopes Neto foi entregue para três tradicionalistas. Um deles o trovador José Estivalete; além da conselheira do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Jandira Tissot; e ao coordenador da 1ª Região Tradicionalista, Luiz Henrique Lamaison.
Homenagem ao Pajador

Nascido em 30 de janeiro de 1924, na localidade de Timbaúva, em São Luiz Gonzaga, Jayme Caetano Braun, a Cultura propôs o decreto que dedica o ano de 2024 a homenagear o centenário do artista se destacou pela produção de poemas, pajadas e músicas. Destaca a vida campeira, as tradições e os saberes do gaúcho, bem como a natureza peculiar da Região Missioneira.
Ele iniciou sua carreira de pajador em 1954, no 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho. A pajada (ou payada) é uma forma de poesia improvisada, com estrofes de dez versos, acompanhada por violão. “El Payador” ou “O Payador dos Payadores”, morreu em 8 de julho de 1999. Em 2001, foi aprovada a lei que institui o dia 30 de janeiro como o Dia do Payador Gaúcho.
*mais informações estão disponíveis na página dos Festejos Farroupilhas 2024.