Evento promovido através de diversas parcerias quer resgatar costumes rurais e incentivar esse tipo de turismo em Lomba Grande
Divulgar as belas paisagens rurais e os costumes típicos locais são os principais objetivos da Festa do Turismo Rural que acontece em Lomba Grande neste final de semana. A iniciativa é da Prefeitura, por meio das secretarias de Agricultura (Semag) e Cultura e Turismo (Secult). Cerca de três mil pessoas são esperadas para a primeira edição do evento que tem apoio da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande, do curso de Turismo do Centro Universitário Feevale e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
A programação da Festa busca resgatar antigos costumes dos moradores da área rural do município, valorizando as tradições do homem do campo. A abertura oficial será no sábado, dia 21, às 8h30min, com uma cavalgada que sairá da Sociedade Gaúcha de Lomba Grande (rua Albano Guilherme Konrath – 1305), em direção a fazenda Sossego Verde. Também estão programadas uma Carreteada, que é aberta à participação dos turistas, e um Desfile de Carretas e Cavalos.
À noite ocorrem apresentações artísticas e o baile comemorativo com jantar. No domingo, feiras de produtores e balneários, torneio de laço, prova de lança, almoço e matiné com shows de bandas, fazem parte da programação. Segundo o titular da Semag, Roberto Kieling, o Vale do Sinos se destaca na região como um pólo de desenvolvimento do Turismo Rural e Lomba Grande ainda não tem um foco produtivo. “Com a união de todas as atividades existentes, como rodeio, balneários, carreteiros e agroindústrias, esperamos fazer com que Lomba Grande desenvolva um programa de desenvolvimento rural sustentável”.