Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama na noite deste domingo (5) por sua atuação em “Ainda estou aqui”. Esta é a primeira vitória de uma atriz brasileira na categoria e a primeira vitória do Brasil no Globo de Ouro desde 1999, quando “Central do Brasil” foi premiado como Melhor Filme em Língua Estrangeira.
Fernanda Torres concorreu com outras atrizes renomadas, incluindo Nicole Kidman, Angelina Jolie, Kate Winslet, Tilda Swinton e Pamela Anderson. A premiação aumenta as chances da atriz de ser indicada ao Oscar de Melhor Atriz, uma vez que o Globo de Ouro é considerado um termômetro para a maior premiação do cinema.
O Globo de Ouro é uma das principais premiações de Hollywood, com sua primeira edição ocorrendo em 1944. Desde então, a premiação se expandiu e, atualmente, conta com 27 categorias, 14 dedicadas ao cinema. O evento de 2023, que celebrou os 80 anos da premiação, foi transmitido pela NBC após reformas implementadas pela Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA) em resposta a críticas de falta de diversidade.
Fernanda Torres compartilha a vitória com sua mãe, Fernanda Montenegro, que também atua no filme e foi indicada ao Globo de Ouro em 1999 por “Central do Brasil”.
LEIA TAMBÉM: Filme nacional Ainda Estou Aqui ganha destaque em premiações internacionais