Alunos da rede municipal de Sapiranga já iniciaram a preparação para a 9ª edição da Femint (Feira Municipal Integrada) e a 3ª Femaee (Feira Municipal de Ações Empreendedoras na Escola). Os eventos, que incentivam a pesquisa científica e a inovação desde a Educação Infantil, são considerados porta de entrada para o pensamento crítico e a aproximação dos estudantes com temas da ciência, tecnologia e empreendedorismo.
Os projetos são desenvolvidos em duplas ou grupos e orientados por professores. A primeira etapa ocorre nas escolas, com apresentação interna dos trabalhos entre os dias 14 e 16 de agosto. Os destaques avançam para a etapa municipal, marcada para os dias 24 a 26 de setembro. As inscrições para essa fase devem ser feitas pelos professores-orientadores neste site entre 1º e 5 de setembro. As vagas são limitadas.
LEIA TAMBÉM: Chuva persiste e mobiliza equipes em Novo Hamburgo e São Leopoldo
Além de estimular o protagonismo estudantil, as feiras têm gerado projetos de destaque regional e nacional. Um exemplo é o WaterSafe: Sistema de Alerta de Enchentes em Áreas de Risco, desenvolvido em 2024 por Kayron Iniav Antunes Sanches e Maria Luiza da Silva Trott, do CEM Érico Veríssimo. O projeto, que monitora chuvas em regiões vulneráveis com uso de placas Microbit e ESP8266, chamou atenção pela aplicação prática e já passou por eventos como a Mostratec Júnior, Mostra Nacional de Robótica, Olimpíada de Empreendedorismo e a FEBRACE.
As iniciativas reforçam o compromisso da educação municipal com a formação integral dos alunos, aproximando a escola das soluções que transformam a realidade.
LEIA TAMBÉM: Oficina gratuita de roteiro audiovisual acontece na ParaNóia Produções