Presidente da AICSul Cezar Müller diz que as dúvidas sobre o futuro americano e as mudanças no cenário asiático se refletiram nos negócios
O presidente da Associação das Indústrias de Curtume do Rio Grande do Sul – AICSul, Cezar Müller esteve participando até quarta-feira, dia 2, da Ásia Pacific Leather Fair _APLF, em Hong Kong. O empresário gaúcho relata que a feira refletiu o momento de incerteza do setor coureiro em razão do cenário mundial, sem saber da extensão da crise nos EUA e a China já não produzindo a pleno, diante da valorização de sua moeda e seus custos internos aumentando.
O dirigente da AICSul acrescenta que os brasileiros foram para a feira convencidos de que seus produtos precisam ser valorizados, porque as empresas estão operando sem rentabilidade em função da apreciação do real. Porém, Cezar Müller, afirma que somente nas próximas semanas se poderá saber se o objetivo será alcançado. Acrescenta que “o êxito depende fundamentalmente do cenário internacional, porque estão em jogo variáveis muito importantes para o mercado do couro”.