Feira do Peixe garante o almoço da Sexta-Feira Santa e mostra o crescimento da piscicultura em Lombra Grande
O hamburguense tem até o meio-dia de sexta-feira para garantir o peixe para esta Páscoa. A Feira do Peixe inicia na quarta-feira no Mercado Público Municipal, Praça Centenário e em frente à Secretaria Municipal de Agricultura (Semag), com uma produção cada vez maior e uma grande expectativa de vendas.
A piscicultura tem evoluído no bairro rural de Novo Hamburgo e há projetos para difundir ainda mais a prática. Há um programa novo de capacitação dos produtores, visando aumentar em 20% o número de piscicultores.
A meta é também movimentar as vendas com três feiras durante o ano, tendo a tradicional, na Páscoa, a segunda em agosto e a terceira em novembro. “Pensamos em ter um intervalo de três a quatro meses entre as feiras, pois é o período de engorda do peixe”, revela o secretário municipal de Agricultura, Roberto Kieling.
Para que o incremento da piscicultura se materialize, a Semag irá cadastrar os produtores, incentivar a prática e qualificar as ações. “O problema do produtor, em qualquer lugar, está na administração da propriedade. E isto é em qualquer lugar, não só em Novo Hamburgo. É preciso ter uma escala produção, um cronograma de comercialização”, diz.
A idéia da secretaria é que, tendo esta qualificação e vendo o novo mercado abrir as portas, o produtor rural terá no peixe uma alternativa de renda. “Ele já utiliza a água para irrigação de sua lavoura e para trato dos animais. Então, ele vai colocar o peixe nesta água para ter valor agregado”, indica Kieling.
O secretário explica que há dois tipos de comercialização de peixes durante a feira que inicia nesta quarta. O primeiro é o peixe vivo, produzido 100% pelos piscicultores de Lomba Grande, e que é escolhido na hora pelo consumidor. A expectativa é de vender 8 toneladas deste pescado.
O segundo tipo de venda ocorre com as empresas que irão atuar nos três pontos da feira e que devem comercializar em torno de 28 toneladas de peixes. Entre as espécies negociadas, predominam as carpas (húngara, capim, espelho, entre outras).
A feira do peixe é realizada através de um trabalho conjunto entre a Semag e a Emater, contando com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. A feira, com pescados e hortifrutigranjeiros, funciona hoje das 7h30min às 12 horas. O peixe pode ser comprado no Mercado Público Municipal (1º de Março, 2.700, Ouro Branco), na Praça Centenário (bairro Canudos) e na Semag (José Aloísio Allgayer, 1.238, Lomba Grande).

Peixe saudável
Olhos: saltados e brilhantes
Guelras: vermelho vivo
Corpo: rijo e elástico
Pele: lustrosa e íntegra
Escamas: resistente
Texturas: firme
Ossos: presos à carne
Ventre: normal, firme e roliço
Ânus: fechado
Valor nutritivo (carpa de 100g)
Calorias: 86kcal.
Proteínas: 19,24g.
Lipídios: 1,01g.
Cálcio: 15mg.
Fósforo: 165mg.
Ferro: 2mg.
Como limpar
*Retire escamas, rabo e cabeça
*Corte barbatanas peitorais
*Abra da cauda à cabeça
*Retire as vísceras
*Separe as espinhas laterais e dorsais
*Lave bem o peixe em água fria.
Fonte: Emater