Além de roupas, calçados e acessórios, também haverá expositores relacionados à economia criativa e solidária, além de gastronomia.
São Leopoldo irá sediar uma feira de brechós chamada “Feira Bem Vestida”, com um forte foco na sustentabilidade. No sábado, dia 6 de maio, o Centro de Eventos de São Leopoldo se tornará um ponto de encontro para consumidores interessados em moda sustentável. Mais de 50 brechós da região metropolitana, Serra, Litoral e outros estados se reunirão para a 21ª edição da feira. Além de roupas, calçados e acessórios, também haverá expositores relacionados à economia criativa e solidária, além de gastronomia. O evento espera atrair cerca de 1.500 visitantes, que poderão acessar o local gratuitamente das 10h às 17h. A taxa de entrada é a doação de um produto de limpeza para animais de estimação.
Para implementar processos sustentáveis, o evento firmou parceria com a empresa de consultoria Apoena Socioambiental, que orientará os expositores sobre como reduzir a geração de resíduos durante a feira e promover a reutilização ao longo do evento. Outra parceria foi estabelecida com a Cooperativa Univale, que receberá os resíduos coletados. “Dessa forma, também estamos contribuindo para a geração de renda dos membros da cooperativa”, acrescenta Cláudia.
Um dos principais destaques desta edição serão as Palestras sobre Sustentabilidade, que ocorrerão ao longo do dia e também serão gratuitas. Cláudia explica que o programa visa incentivar práticas diárias para evitar a geração de resíduos, além de fornecer dicas sobre moda e comportamento.
Programação Talk de Sustentabilidade
11h – Como a Feira Bem Vestida mudou a percepção das pessoas em relação
aos Brechós
Palestrante Cláudia Sá
12h – Reciclagem do Óleo de cozinha;
Palestrante: Cooperativa Mundo + Limpo
13h- Em busca da sua melhor versão
Palestrante: Paula Allebrandt
14h – O upcycling precisa ser um estilo de vida
Palestrante: Alessandra Stieler
15h – Cosméticos e sustentabilidade
Palestrante: Jéssica Dick e Fernanda Silva
16h Compostagem
Palestrante: Eduarda Jaeger
Convivência – Uma praça de alimentação, que terá oferta de comida
vegana, e um espaço kids gratuito, fazem parte das atrações da Feira Bem
Vestida. “Nossos consumidores estão vindo de longe e muitos trazem
crianças. Desta forma, oferecemos comodidade para um bom momento de
compras”, assinala Cláudia.
Causa animal – A entrada para a Feira é gratuita, mas Cláudia pede um
ingresso solidário por meio da doação de produtos de limpeza para pets,
que serão entregues para o Abrigo Peludo, casa que recolhe cães
abandonados.
Foto: Matheus Nascimento