Atividade no dia 11 de junho terá empreendedorismo, arte e cultura
A Secretaria Municipal da Cultura, em parceria com a Coordenadoria de Políticas Públicas de Promoção da Igualdade Racial, por meio do Coletivo de Afroempreendedores de Novo Hamburgo, realiza no dia 11 de junho a primeira edição da Feira Afro-hamburguense: empreendedorismo – arte – cultura. O evento surge na perspectiva de ser um estímulo aos empreendedores e artistas negros de Novo Hamburgo nas áreas do artesanato, moda, beleza, gastronomia, música, e criatividade.
“Entendo que há uma dívida histórica com o povo negro, e o processo de reparação deve ser ampliado e ininterrupto. Essa iniciativa, é inaugurada nesse contexto, dando mais visibilidade ao protagonismo sociocultural da população negra de Novo Hamburgo”, afirma o secretário municipal da Cultura, Ralfe Cardoso.
Para Lisiane de Souza Pinto, umas das coordenadoras do Coletivo, o evento é um marco para a população negra da cidade. “Este evento tem uma importância muito forte, pois, como morei a minha vida toda aqui, nunca vi acontecer esse tipo de feira em Novo Hamburgo. É algo grandioso, principalmente para nossa cultura ter essa representatividade, com empreendedores negros é algo muito potente”, destaca.
Segundo Rose Domingos, que também coordena o Coletivo, a atividade vai ampliar o conhecimento da comunidade sobre a cultura afro-brasileira. “Ter a 1ª Feira Afro-hamburguense é uma grande conquista para a população negra de Novo Hamburgo e uma excelente oportunidade para a cidade conhecer um pouco mais sobre a cultura, produtos e gastronomia”, comenta.
O evento que celebra a cultura negra em Novo Hamburgo é gratuito e ocorre das 10h às 18h, na Praça Punta del Este, no Centro, e contará com diversas atividades, como exposições, feira de afroempreendedores, oficinas, roda de capoeira, danças afro e apresentações artísticas.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
11/06 – SÁBADO
MANHÃ:
10h-Abertura
10h30- Projeto Crianças do Cruzeiro com Mestre Cassinho
11h – Workshop de Tranças Afro com Michele Braids
TARDE
13h30 – Pretagogia- Danças Afro e Contação de Histórias
14h – Diálogo sobre Afroempreendedorismo – Karen Santos/Rede Impulsiona
14h30 – Rodrigo Rodrigues -Voz e Violão
15h – Grupo de Capoeira Dança do Matagal
15h30 – Pretagogia – Danças Afro e Contação de Histórias
16h – Cláudia Quadros – Voz e violão
17h30 – Pretagogia – Danças Afro e Contação de Histórias
18H – ENCERRAMENTO
Foto: Divulgação/PMNH