Reajuste definido pelo Conselho Superior da Feevale foi anunciado nesta quinta-feira, sob protesto estudantil
Enquanto o Diretório Central de Estudantes (DCE) da Feevale protestava em frente à biblioteca com abacaxis e faixas, o Conselho Superior do centro universitário se reunia e definia o reajuste nas mensalidades para 2008.
Os protestos dos alunos eram contra um suposto aumento de 9,04%, mas o índice definido acabou ficando abaixo disto, em 4,5%. O percentual corresponde a uma média de R$ 7,90 de reajuste mensal por disciplina, segundo o Conselho.
Em nota enviada à imprensa, a Feevale afirma que o reajuste deverá ficar abaixo da variação acumulada em 12 meses do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A equipe técnica da Feevale estima que o índice acumulado até o final do ano, período em que passa a vigorar o reajuste, fique em torno de 5%.
Já o pró-reitor de Planejamento e Administração, Alexandre Zeni, disse que o reajuste vinha sendo debatido com os diretórios estudantis desde 5 de outubro, quando a reitoria apresentou uma prévia do orçamento da Instituição.
“Para chegar aos 4,5%, a Feevale precisou fazer uma readequação nos investimentos que, mesmo assim, devem ser de aproximadamente R$ 15 milhões no próximo ano”, afirma Zeni, acrescentando que foram priorizados os investimentos em tecnologia, laboratórios e infra-estrutura. “Todos em benefício dos alunos e voltados a melhorias em ensino, pesquisa e extensão.”
Últimos reajustes
2008: 4,5%
2007: 0%
2006: 5,5%
2005: 9%