Reunião ocorreu nesta terça-feira, 25, no Câmpus II e detalhou o projeto do Bloco 1, que soma mais de 450 km de estradas
A Universidade Feevale foi palco, na tarde desta terça-feira, 25, de uma audiência pública promovida pelo governo do Rio Grande do Sul. O encontro, realizado no Salão de Atos do Câmpus II, apresentou o projeto de concessão das rodovias que integram o chamado Bloco 1.
Durante a abertura, o reitor José Paulo da Rosa destacou a importância de atenção aos estudos que definem os valores dos pedágios, ressaltando que eles podem impactar diretamente a atividade econômica das regiões. Para ele, um bom ambiente de negócios depende de pessoas qualificadas, capacidade de investimento e avanços em educação e tecnologia.
Bloco 1
O Bloco 1 reúne 454 quilômetros de estradas, incluindo trechos das ERS-020, ERS-040, ERS-115, ERS-118, ERS-235, ERS-239, ERS-466 e ERS-474. A nova ERS-010 também faz parte do pacote. Com 41,4 quilômetros de extensão, pista dupla e dois sentidos, a via deve ligar a BR-290, em Porto Alegre, à ERS-239, em Sapiranga, servindo como alternativa à BR-116.
A população pode participar da consulta pública de forma online. Contribuições podem ser enviadas por meio de formulário no site parcerias.rs.gov.br/rodovia-bloco-1. Sugestões também podem ser encaminhadas para o email [email protected] até 1º de dezembro.
A previsão do governo é publicar o edital no primeiro trimestre de 2026. Caso o leilão seja confirmado no segundo semestre, a assinatura do contrato deve ocorrer no fim do mesmo ano.
LEIA TAMBÉM: Cisne Branco recebe 8ª edição do evento com o grupo Fado Alma Lusitana e celebra a cultura portuguesa no Guaíba
