Universidade Feevale receberá alunos de sete países no primeiro semestre de 2026 e busca voluntários para apadrinhamento acadêmico e cultural
A Universidade Feevale vai receber, no primeiro semestre de 2026, estudantes estrangeiros vindos de sete países: Chile, Colômbia, México, Finlândia, Bélgica, Índia e Equador. Durante o período de intercâmbio, eles irão cursar disciplinas nas áreas de Engenharia, Educação Física, Fisioterapia, Design de Interiores e Arquitetura e Urbanismo.
Os intercambistas são oriundos de instituições parceiras da Feevale no exterior, como a University Leuven-Limburg, da Bélgica; a Universidad Santo Tomás, do Chile; a Universidad Simón Bolívar, da Colômbia; a Universidad Técnica de Ambato, do Equador; o Dr. BR Ambedkar National Institute of Technology, da Índia; a Häme University of Applied Sciences, da Finlândia; e a Universidad Tecnológica de Nuevo Laredo, do México.
Com o objetivo de tornar a recepção mais acolhedora, a Feevale está com inscrições abertas, até o dia 28 de janeiro, para o programa Apadrinhe um Intercambista. A iniciativa convida estudantes, professores, funcionários e membros da comunidade a atuarem de forma voluntária a terem os alunos internacionais em suas casas e participar do programa de apadrinhamento. As inscrições podem ser feitas pelo link feev.as/f911e4c.
O programa de apadrinhamento tem como foco oferecer suporte acadêmico, social e cultural aos intercambistas, auxiliando na adaptação à universidade, à cidade e à rotina no Brasil. Segundo a diretora de Relações Internacionais e Institucionais da Feevale, Paula Casari Cundari, a proposta vai além da recepção. “A ideia é promover uma experiência real de troca cultural, fortalecendo vínculos e ampliando a visão de mundo de todos os envolvidos”, destaca.
Durante as primeiras semanas no país, os padrinhos e madrinhas serão o principal ponto de apoio dos estudantes estrangeiros. Entre as atividades estão a orientação nos câmpus, a apresentação de locais importantes da cidade, dicas do cotidiano, auxílio em tarefas práticas, como compras iniciais, além de convites para passeios e momentos de integração cultural.
Além de contribuir com a adaptação dos intercambistas, o programa de apadrinhamento também oferece benefícios aos participantes, como a convivência com diferentes culturas, o desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação e a prática de outros idiomas. Alunos da Feevale que participarem da iniciativa recebem declaração de horas complementares.
Inscrições para apadrinhamento de intercambistas
As inscrições seguem abertas até 28 de janeiro. No dia 2 de fevereiro, será realizado um encontro de orientação, com explicações sobre as funções dos padrinhos e o funcionamento do programa ao longo do semestre. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].
LEIA TAMBÉM: Novo Hamburgo recebe R$1,53 milhões para fortalecer a cultura local
