A declaração ocorreu durante a missa campal celebrada em Aparecida na manhã deste domingo, como um recado aos religiosos latino-americanos e caribenhos
Bento XVI mandou um recado neste domingo, dia 13, aos bispos latino-americanos e caribenhos que vieram a Aparecida para 5ª Conferência Geral Episcopal Latino-amercana e Caribenha, a ser inaugurada também na tarde deste domingo.
Leia mais: Lula quer maior envolvimento da igreja
Leia mais: Bento XVI vai a Aparecida
Leia mais: Papa canoniza Frei Galvão
Leia mais: Quinta-feira de fé e devoção
Clique e leia os discursos do Papa (em PDF)
Leia mais: Quarenta minutos com o presidente Lula
Leia mais: Papa reforça catolicismo no Brasil
Leia mais: Agenda oficial do Papa no Brasil
No sermão proferido na missa campal, celebrada no pátio da catedral de Aparecida na nesta manhã, o papa disse que a fé não pode ser confundida com ideologia política, movimento social ou sistema econômico.
“Queridos irmãos e irmãs, este é o rico tesouro do continente latino-americano, seu patrimônio mais valioso: a fé em deus amor. Esta é a vossa força, que vence o mundo. Isto é o que torna a América Latina o “continente da esperança”. Não é uma ideologia política, nem um movimento social, tampouco um sistema econômico. É a fé em deus amor encarnado, morto e ressucitado em Jesus Cristo, é o autêntico desta esperança que produziu frutos tão magníficos desde a primeira evangelização até hoje”, disse.
A reunião é uma dos principais encontros políticos dos católicos na Amértica Latina e serve de parâmetro para o comportamento da igreja nos próximos anos. Por isso, movimentos de base da Igreja Católica, como as pastorais sociais, esperam que a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e Caribenho marque uma virada de posicionamento da Igreja Católica latino-americana.
A expectativa dos movimentos é que as discussões do episcopado vão no mesmo caminho percorrido pelas conferências anteriores, de Medelin, na Colômbiam, realizada em 1968, e em Puebla, no México, em 1979.
“No passado, nos encontros de Puebla e de Medelin, e em Medelin principalmente, a Igreja discutiu temas mais fortemente relacionados aos pobres e a juventude. Foi dada uma atenção grande a eles. Depois disso, a Igreja caminhou para uma oficialidade, de caráter centro-européia, e não em direção ao Brasil e aos pobres”, disse o padre Antonio Naves, pároco da Igreja de Santa Marina, em São Paulo, e membro da Comissão Pastoral da Terra, em recente entrevista.
As Comunidades de base da Igreja Católica e pastorais sociais vão realizar em Aparecida, simultaneamente à conferência, uma série de atividades com o objetivo de levar “apelo popular” à 5ª Conferência. Entre as atividades organizadas está a Tenda dos Mártires, erguida nas proximidades da basílica.
Neste apelo, aproximadamente 20 pastorais sociais estão manifestando suas reflexões sobre o catolicismo no Brasil e na América Latina. Também será realizado um seminário teológico em Pindamonhangaba (SP), cidade vizinha a Aparecida.
Fonte: Agência Brasil