O designer gráfico e hamburguense Fabiano Furtado, 44 anos, completou o Projeto 500 Cascatas, que teve como objetivo mostrar que existiam mais de 50 cachoeiras no Rio Grande do Sul. A meta de Fabiano foi visitar 500 cachoeiras e, para isso, o hamburguense percorreu mais de 20 mil quilômetros. E ele conseguiu.
O Projeto começou antes da pandemia, em Dois Irmãos, e foi concluído nesta semana em Novo Hamburgo, onde nomeou a cascata da Estância Lomba Grande como a número 500 na sua jornada.
Tudo começou com a dúvida de um amigo que o Estado fosse rico em belezas naturais e já no primeiro ano do desafio, ele encontrou mais de 100 cachoeiras. “Foi na Cascata do Coração que meu amigo disse que não teria mais de 50 no Estado. Naquele mesmo dia, eu comecei o desafio e já contabilizei ela como a primeira”, afirmou Fabiano.
A cascata do Coração fica em Dois Irmãos, próxima da cascata São Miguel e é diferenciada. “Ela é uma queda d’água que só é possível ver em sua plenitude em épocas de chuvas. O acesso é pelo Núcleo de Casas Enxaimel, em Ivoti. Ela é linda”, conta.
“E por incrível que pareça quando comecei o projeto das 500 cascatas, tinha um arco íris na Cascata do Coração e ao finalizar, na Cascata da Estância da Lomba, também”.
Para Fabiano, além de ser uma das mais bonitas do Estado, a cascata da Estância Lomba Grande, já foi cenário de uma foto de revista, onde a modelo Gisele Bundchen saiu na capa. “A imagem dela já apareceu até no New York Times, com o filho da modelo e Tom Brady se banhando. Quando soube da existência dela, logo pensei que ela seria a última, por ser da minha cidade”, afirma o hamburguense.
Novo Hamburgo tem seis cascatas registradas no Google Maps, mas cinco são abertas ao público. “Todas elas ficam em Lomba Grande, três na São Jacó e duas no Morro do Paula. Algumas eram conhecidas apenas por trilheiros e quem faz pedalada, depois que postei nas minhas redes sociais ganharam mais visibilidade, ainda mais que são de fácil acesso”, explica. A reportagem consultou a informação. E já afirma: vale a visita!
VALE!
E vale demais a visita. Novo Hamburgo e o poder público precisam incentivar esse turismo lindo que temos, aqui: há poucos quilômetros de Porto Alegre, Gramado….