Único festival de cinema em Porto Alegre a ter dez edições anuais consecutivas, o Fantaspoa exibe mais de 150 obras de mais de 40 países.
Da Redação ([email protected]) (Siga no Twitter)
Completando uma década, o festival de cinema fantástico de Porto Alegre, o Fantaspoa, reúne um séquito de aficionados até o dia 25, no CineBancários (General Câmara, 424), Cine Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028) e Paulo Amorim e Eduardo Hirtz – Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736).
Único festival de cinema em Porto Alegre a ter dez edições anuais consecutivas, o Fantaspoa exibe mais de 150 obras (52 curtas e 102 longas-metragens) de mais de 40 países. E ainda 15 longas-metragens estarão em première brasileira, 50 em première latino-americana e dois terão suas primeiras exibições no mundo durante o evento.
Os filmes estarão agrupados em sete mostras: Competitiva de Curtas-Metragens, Exibições Especiais, Homenageados, Apocalipse Zumbi, Panorama, Competitiva Ibero-Americana e Competitiva Internacional. Como já é tradicional no Fantaspoa, são realizadas sessões comentadas com a presença de cineastas. Um dos pontos altos do evento é a presença do diretor canadense Bruce La Bruce, em sessão comentada de ‘Gerontofilia’, amanhã, às 19 horas, no CineBancários.
O festival também promove cursos de cinema. Destes, à exceção de “Apocalipse Zumbi” – sobre personagens zumbis, e ministrado pelo especialista Carlos Primati -, os demais serão práticos e ministrados por profissionais estrangeiros: “MakeYourOwnGodDamnMovie”, por Lloyd Kaufman; “Redação de roteiros”, por Richard Stanley; “Criação de trilha sonora”, por Germán Suane; e “Curso de maquiagem e efeitos especiais”, por James Sizemore.
O encerramento do X Fantaspoa terá première mundial do filme “Jorge e Alberto contra os Demônios Neoliberais”, dos argentinos Hernán e Gonzalo Quintana, com produção assinada pela argentina El Desquicio Produccion e pela Fantaspoa Produções, empresa dos também idealizadores do festival, João Fleck e Nicolas Tonsho.
Informações de zh/cp
FOTO: reprodução / divulgação