Assim que os visitantes da Fimec entrarem na feira estarão dentro de uma fábrica de calçados. Isto mesmo – uma fábrica funcionando em tempo real – onde os visitantes poderão ver um couro chegando inteiro na produção e saindo como calçados montados. Os visitantes podem ver de perto cada etapa da produção e no final, os calçados prontos.
O projeto reúne 70 empresas, 90 máquinas de grande porte e 70 operários, que produzirão nos três dias da feira em torno de 3.000 pares de calçados.
O espaço com mais de 1.000 metros quadrados foi criado para mostrar na prática o uso dos equipamentos que estarão sendo lançados na feira.
Os calçados produzidos na feira serão doados pelas indústrias que entram com suas marcas – Grupo Ramarim de Nova Hartz/RS (com marcas Ramarim e Comfortflex) e Calçados Kildare, de Novo Hamburgo/RS.
Ainda com enfoque social – uma parte dos operários serão trabalhadores desempregados, que poderão mostrar seu trabalho, e outra parte serão alunos do curso de formação de técnico em calçados do Senai, que poderão vivenciar uma situação real de trabalho.
A fábrica usará materiais e processos que priorizam a sustentabilidade, como adesivos base água e materiais que podem ser reciclados. Todos os resíduos produzidos pela fábrica serão recolhidos e enviados para uma indústria de cimento.
A 42ª Fimec acontecerá entre os dias 6 e 8 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS. O horário de visitação será das 13h às 20h.