Três artistas, estudantes da Feevale, mostram trabalhos que estiveram na Pinacoteca Feevale em 2006
Desde o dia 14 de junho, a galeria Iberê Camargo, em Porto Alegre, recebe a exposição “Hipergrafias”, que reúne o trabalho das três artistas vencedoras do Salão de Artes Visuais 2005, exposto na Pinacoteca Feevale entre julho e agosto do ano passado.
A exposição foi selecionada no Edital Público para Realização de Exposições da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. As artistas são estudantes de Artes Visuais da Feevale, já tendo participado de diversas exposições.
São três diferentes propostas que juntas dialogam de diversas formas, desde o contraste em preto e branco das obras que apresentam, até aproximações técnicas, tendo na fotografia o principal ponto comum entre os trabalhos.
Mariana Amaral mostra “Escritas com Luz”, que são experimentos com imagens fora de foco com movimentos de luz artificial. São cerca de 300 fotografias que formam um quadro de 10m de comprimento.
Mariana Reichert apresenta seus “Objetos Incógnitos”, resultados de um trabalho de observação, de captação das imagens da realidade para o plano bidimensional da fotografia e do desenho para posteriormente ir de encontro ao tridimensional através da criação de objetos.
E Mirela Pazzini expõe plotagens como apresentação final de um longo processo envolvendo diversas técnicas, como monotipia, fotografia e performance sob o título de “Antropometrias Impossíveis”.
O contraste em preto e branco e a fotografia não são as únicas semelhanças formais que unem as peças. Um fazer em excesso, ainda que em série as aproxima, relacionando os processos vários contidos nos trabalhos, no limite de linguagens que cansadas, insistem em se definir.
Daí justificam as artistas o nome da exposição: “O uso da fotografia, de procedimentos de reprodução de imagem, o caráter gráfico, a modulação e repetição, não eram apenas legendas técnicas traçando intimidades, vícios, mas um estado que quisemos chamar de hipergráfico”.
A galeria Iberê Camargo fica na Usina do Gasômetro (Avenida Presidente João Goulart, 551). A visitação acontece de terça a domingo, das 14h às 19h, com entrada franca. “Hipergrafias” fica em exposição até o dia 15 de julho.