Mostra integra a programação da Feira do Livro de São Leopoldo e apresenta imagens que valorizam a cultura e a força do povo gaúcho
O fotógrafo gaúcho Leonid Streliaev apresenta a exposição “Nasce um novo Rio Grande do Sul” no Centro Cultural José Pedro Boéssio, em São Leopoldo. A mostra integra a programação da 39ª Feira do Livro de São Leopoldo, que acontece de 4 a 14 de novembro, na Praça 20 de Setembro (Praça da Biblioteca).
Sobre a exposição
A exposição reúne 14 fotografias em grandes formatos (100 cm × 80 cm) que destacam diferentes aspectos do Estado, desde as paisagens naturais até a herança cultural das missões jesuíticas, da imigração alemã e italiana, da região do pampa e da campanha gaúcha, com sua arquitetura, gastronomia e vinhos.
Entre as imagens preferidas do artista está o registro de um gaúcho observando o pôr do sol sobre o Rio Uruguai, em São Borja, símbolo de resistência e identidade.
As fotos fazem parte do livro “Nasce um novo Rio Grande do Sul”, lançado em 2025 a pedido do governador Eduardo Leite, com o objetivo de mostrar que o Estado segue forte após as enchentes de 2024. Segundo Streliaev, as imagens são resultado de anos de viagens por diferentes regiões, traduzindo o renascimento e a força do povo gaúcho.
No dia 5 de novembro, às 18h30, o fotógrafo realiza uma palestra no Palco Rainha de Copas, onde vai comentar sobre as obras expostas e relembrar momentos dos seus 50 anos de carreira. Streliaev também falará sobre sua convivência com o escritor Érico Veríssimo, de quem foi fotógrafo oficial, um elo que marca sua contribuição à memória cultural do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Zizi Possi leva ao Teatro Feevale um show inspirado nas mudanças climáticas
