Mostra fotográfica destaca a influência germânica na cultura e no cotidiano da cidade
Em homenagem aos 201 anos da imigração alemã em Novo Hamburgo, a Secretaria Municipal de Cultura abriu, nesta semana, uma exposição de imagens que retratam a forte influência germânica na história e no cotidiano do município. A mostra está localizada no 2º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry e faz parte da programação especial da Semana da Imigração Alemã.
Tradições e memórias da imigração alemã em destaque
A exposição reúne fotografias que ilustram diversos aspectos da cultura alemã transmitidos de geração em geração: chapéus típicos, casas em estilo enxaimel, jogos tradicionais, cafés coloniais, plantações, chope artesanal, o colono com seu pão, o Rio dos Sinos e cenas que contrastam a antiga e a nova Novo Hamburgo — como a linha de produção calçadista e o centro histórico visto do alto.
Depoimentos que valorizam a iniciativa
A professora Juliana Carvalho, que esteve entre os primeiros visitantes, destacou a importância da ação.“Tudo que enriquece o repertório cultural é significativo e importante. A mostra traz as memórias afetivas da gente”, afirmou.
O guarda municipal Gustavo de Oliveira também elogiou a iniciativa.“Exposições culturais são essenciais para a cidade, especialmente quando abordam temas como a imigração alemã. Tenho o sonho de, quem sabe, viver um kerb ou uma Oktoberfest em Novo Hamburgo”, comentou.
Visitação gratuita
A visitação é gratuita e pode ser feita até o dia 1º de agosto, das 9h às 17h, no 2º andar da Prefeitura de Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM:
Secretaria de Gestão lança Centro de Monitoramento da Gestão Pública