De março a agosto, a média de exportações foi de 50,5 mil toneladas por mês; arroz parboilizado deve ser favorecido no cenário internacional.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Em agosto, as exportações brasileiras de arroz alcançaram 60 mil toneladas (base casca). No primeiro semestre do ano agrícola (março a agosto) de 2010, somou-se 303,8 mil toneladas, correspondendo à média mensal de 50,5 mil toneladas.
O resultado corresponde a 86,5% do previsto pela Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, que era alcançar 350 mil toneladas até fevereiro de 2011.
As importações em agosto alcançaram 100,1 mil toneladas, totalizando 505,5 mil toneladas no período (seis meses). O setor produtivo do Rio Grande do Sul tem a expectativa de repetir no próximo meio ano o volume de vendas externas do 1º semestre, atingindo em 2010, níveis em torno de 600 mil toneladas.
Os embarques do cereal nacional poderão ser favorecidos, principalmente para o arroz parboilizado, tendo em vista as perspectivas de alterações no cenário internacional – oferta e preços – com a divulgação das quebras na produção mundial, já divulgadas nesta semana pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA.
Entretanto, dependerão de medidas que poderão ser adotadas pelo novo governo em relação à política cambial brasileira, indispensáveis para dar mais competitividade às exportações do agronegócio nacional.
Informações de Assessoria IRGA
FOTO: ilustrativa / stock.xchng