A organização da 47ª Expointer debate alternativas para o transporte do público para a feira, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro, em Esteio. A preocupação é devido algumas estações da Trensurb estarem sem operação desde maio, devido a catástrofe climática instalada no Rio Grande do Sul.
Como alternativa, surgiu a possibilidade de criação de uma linha de ônibus direta de Porto Alegre para a Expointer, ventilada pela Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional). Na reunião, realizada na última quarta-feira (10), contou com a participação do secretário da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Clair Kuhn.
Leia também: CDL de Novo Hamburgo lança plataforma de capacitação e informação
Ele destacou a importância da feira na retomada econômica do Estado, e reforçou a necessidade de transporte público, tendo em vista a quantidade de pessoas que se desloca a Esteio.
Atualmente, a Trensurb está operando as linhas de Novo Hamburgo até a estação Canoas com intervalos entre trens de 18 minutos. A meta da empresa é retomar a operação até a estação Farrapos, em Porto Alegre, até o dia 20 de setembro, período posterior à feira.
Como solução emergencial, a Trensurb está fazendo a contratação de ônibus que vão atender os passageiros, a partir deste sábado, dia 13, fazendo a integração da estação Mathias Velho até o centro da Capital, e vice-versa, sem custo adicional para os usuários do metrô.
Leia também: Governo Federal amplia voos na Base Aérea de Canoas