A organização define como recorde a participação no Pavilhão da Agricultura Familiar (PAF) da 47ª Expointer, que ocorre de 24 de agosto a 1º de setembro). A estrutura terá 413 empreendimentos no espaço exclusivo que neste ano completa 25 anos de criação. Na comparação com o ano passado, que teve 372 presentes, serão 41 expositores a mais. Um total de 181 municípios estará representado no Pavilhão.
O número de empreendimentos liderados por mulheres também cresceu. Em 2024, serão 216, superando os 148 do ano passado. Também estarão presentes na Expointer deste ano 125 jovens na liderança de empresas; em 2023, foram 87. O espaço contará ainda com 73 estreantes.
Para o secretário de Desenvolvimento Rural, Ronaldo Santini, o aumento de expositores demonstra a importância da feira para os empreendedores familiares. “Este tem sido um ano desafiador para o Rio Grande do Sul como um todo, mas especialmente para o pequeno produtor rural”, comemora.
LEIA TAMBÉM: Expointer da superação começa dia 24 de agosto; veja programação
Variedade de negócios
As agroindústrias presentes pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). Além disso, o pavilhão terá expostos produtos como flores e plantas. Seis estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng. Haverá um estande com produtos artesanais feitos por comunidades quilombolas gaúchas e 38 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.
LEIA TAMBÉM: Encontro de Empreendedorismo da ACI divulga programação; saiba mais