A Expoagas 2024 (41ª Convenção Gaúcha de Supermercados) registrou mais de 63 mil visitantes e R$ 704,8 milhões em negócios concretizados entre compradores e expositores, um crescimento de 8% em relação à edição passada. A feira, que encerrou no dia 22 de agosto e ocorreu no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, teve indicadores que traduzem o espírito de união, retomada e superação que caracteriza a edição deste ano do evento.
A Expoagas foi confirmada com menos de 60 dias, após um mutirão capitaneado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) com a participação de três mil trabalhadores de diferentes segmentos para reconstruir os pavilhões de exposições, dizimados pelas enchentes históricas de maio.
Veja imagens da Expoagas 2024
LEIA A EDIÇÃO DO JORNAL O VALE
A programação teve início na metade de agosto, quando a Associação Gaúcha de Supermercados reuniu grupos de varejistas de outros estados brasileiros para uma série de pré-eventos na Serra Gaúcha, incluindo a realização do segundo Encontro Nacional de Jovens Supermercadistas, que congregou 70 novas lideranças do setor em roteiros turísticos e técnicos.
Na feira, que começou dia 20 e terminou no dia 22, com o tema “Superação é a nossa marca”, os 496 expositores de produtos, equipamentos e serviços apresentam cerca de 700 lançamentos, oferecem condições especiais de pagamentos e realizam promoções aos clientes. Ao todo, 7,1 mil empresas participaram da Expoagas 2024 – 77% varejistas. Os visitantes são oriundos de todos os estados brasileiros e de outros seis países.
“Além dos esforços históricos empreendidos pela Fiergs e pela Agas para a reconstrução, montagem e organização deste evento em período recorde, enfrentamos gargalos logísticos significativos, sobretudo com a impossibilidade de voos do aeroporto Salgado Filho. Felizmente, o Brasil está imbuído do espírito agregador que trouxemos neste evento, e varejistas de todo o Brasil vieram prestigiar a indústria gaúcha”, ressalta o presidente da Agasx, Antônio Cesa Longo.
Entre os visitantes, 23% vieram à feira pela primeira vez, número similar ao das edições anteriores. “Isso mostra a renovação natural do varejo supermercadista, que emprega 151 mil pessoas no Estado e é porta de entrada para o primeiro emprego de muitas pessoas. O controle da rotatividade de pessoal é um gargalo do setor, mas saudamos a possibilidade de oferecermos as oportunidades da Expoagas 2024 a novos visitantes”, conclui Longo.
LEIA TAMBÉM: Gabriel Galípolo é indicado por Lula ao Banco Central