Para os admiradores dos astros, hoje é um dia especial. Em rara coincidência, três eventos fenômenos celestes acontecem nessa sexta, 20 de março. São eles: Eclipse total do sol, único do ano além de uma superlua e o equinócio, evento em que o Sol cruza diretamente a Linha do Equador e a noite e o dia têm a mesma duração (12 horas).
O equinócio, que marca o início do outono no hemisfério Sul e da primavera, no Norte, ocorrerá às 22h45 GMT (19h45 de Brasília).
Porém, as notícias não são assim tão animadoras para nós, brasileiros. Somente quem estiver em regiões remotas do hemisfério Norte, como Groenlândia, e do oceano Ártico poderá ver o eclipse total do Sol. Um eclipse parcial será visto da Europa e de áreas do norte da África e Ásia.
Complementando o desanimo de quem se empolgou no começo da reportagem, essa super lua coincide com o começo da lua nova, e o fenômeno é visto com mais facilidade quando há lua cheia. Em contrapartida, dia 29 de agosto a estrela deve estar em ponto máximo de aproximação da Terra novamente, dessa vez em fase de lua cheia.