Ainda não se sabe como ocorrem a interação deste gene com fatores externos, como o local onde uma criança cresce.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
Pesquisadores da University College, localizada em Londres, descobriram um gene relacionado com a aptidão de liderar dos seres humanos. De acordo com a análise, o “gene da liderança”, identificado com o código rs4950, é uma sequência congênita de DNA relacionada a pessoas que possuem um cargo de alta gerência.
O estudo foi divulgado nesta semana pela revista Leadership Quarterly. Para encontrar o gene, os estudiosos analisaram amostras de DNA de quase de quatro mil pessoas. Após o procedimento, as amostras foram comparadas com dados sobre o trabalho de cada uma delas, além de suas relações sociais. Os resultados demonstraram que um quarto dos traços comportamentais típicos de liderança pode ser explicado pela genética.
Os cientistas usaram como exemplo atual de liderança o presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Ainda não se sabe como ocorre a interação do gene rs4950 com fatores externos, como o ambiente no qual uma criança cresce.
“Apesar de a liderança ser um talento que precisa ser desenvolvido, a genética pode jogar um papel relevante em prever que pessoa terá mais possibilidades de ser um líder”, afirma o pesquisador De Neve.
Informações de portal G1
FOTO: divulgação / info.abril.com.br