Além de estreitar relações comerciais, conhecer novas tecnologias e fechar negócios, a Fimec também é lugar de pesquisar tendências e ter contato com pesquisas comportamentais que resultam em produtos reais. Isso é possível através do Estúdio Fimec: um espaço, dentro dos pavilhões da Fenac, onde são apresentados sapatos e bolsas conceituais produzidos com os materiais de expositores, a partir de informações de moda.
Neste ano, o tema Urbano norteará o espaço de 300 metros quadrados, organizado exclusivamente para promover experiência e integração ao visitante. Inspirado pelos direcionamentos de moda da plataforma Trends Lab, do Grupo Sinos, o ambiente conta com referências da apropriação de cenários externos. E tudo isso foi traduzido para produtos que estarão em exposição. A autoria é de profissionais da área de design de moda dos próprios expositores da Fimec. “O Estúdio Fimec une conceitos de moda a valoriza o próprio expositor, já que estes empresários têm a oportunidade de mostrar como o produto que eles estão apresentando no estande fica na composição final de um calçado ou bolsa, o que é mais um atrativo para os compradores”, destaca Elivir Desiam, diretor-presidente da Fenac.
Outra novidade é a participação do Grupo Sinos através do Jornal Exclusivo e da plataforma Trends Lab. Já a coordenação do projeto segue sendo de Luís Coelho, da Coelho Consultoria e Christian Thomas, do Studio 10, juntamente com a Fenac. Os expositores estão tendo acesso à ferramenta de pesquisa, e com isso estão desenvolvendo seus produtos com base nas informações de moda, tendo como base o consumidor Urbano. “Focamos, como de costume, nas questões comportamentais dos consumidores. Nessa edição, em função da importância do tema, trataremos do consumidor Urbano, tendo uma ambientação toda com a temática”, comenta Christian Thomas do Studio 10. A fabricação dos calçados será feita pela West Coast/Cravo & Canela. Cerca de vinte fornecedores, entre curtumes e empresas de materiais e componentes para calçado participam da ação. Também serão expostas bolsas feitas com base nos matérias dos expositores. “É o espaço em que os visitantes podem ter acesso às informações de moda e comportamento, através da pesquisa altamente qualificada do Trends Lab. Além disto, ele mostra materiais, componentes e produtos finais desenvolvidos de acordos com estas tendências e promove a integração entre fornecedores e empresas de calçados e bolsas, possibilitando relações comerciais”.
Vale lembrar que durante os três dias de evento cerca de 35 mil visitantes técnicos, vindos de 35 países devem passar pelos pavilhões da Fenac. Essa será a oportunidade de conferir cerca de 900 marcas apresentando seus produtos e serviços através de mais de 500 expositores em um espaço de 36 mil metros quadrados de área de exposição. São 25 estados brasileiros representados e 12 países da América Latina, entre expositores e visitantes.