Iniciativa promove educação empreendedora e reconhece quatro projetos desenvolvidos por alunos do 9º ano
Oa estudantes de Novo hamburgo se encontraram no auditório Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), no bairro Canudos, para o encerramento do projeto Startup Teens na tarde desta quarta-feira (23). A iniciativa, voltada a alunos do 9º ano da rede municipal de Novo Hamburgo, proporcionou uma imersão no universo do empreendedorismo e da inovação, culminando na apresentação de 11 projetos a uma banca avaliadora.
Após semanas de aprendizado e trabalho em equipe, quatro ideias se destacaram e foram premiadas. O primeiro lugar ficou com o grupo Vitalink, da EMEB Arnaldo Grin, que propôs uma solução voltada à saúde e conectividade. O segundo lugar foi conquistado pelo Laços de Cuidado, da EMEB Prudente de Moraes, seguido pelo Uniedu – conectando soluções para a educação, da EMEB Getúlio Vargas. A menção honrosa foi para o projeto VitaPulse, também da EMEB Prudente de Moraes.
Os grupos vencedores receberam troféus, certificados de participação e serão premiados com uma visita técnica ao Feevale Techpark.
Educação empreendedora desde cedo
Promovido pela Diretoria de Inovação da Universidade Feevale em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo, o programa envolveu oito encontros — dois presenciais e seis online — que abordaram desde a identificação de problemas reais até a criação de soluções inovadoras. A proposta integrou teoria, prática e colaboração entre os estudantes.
A secretária de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), Daiana Monzon, destacou a importância da atuação intersetorial para fortalecer o desenvolvimento integral dos alunos. “O ponto de partida é enxergar o aluno não como responsabilidade exclusiva da Secretaria de Educação, mas como cidadão que precisa do apoio de todas as áreas do governo”, afirmou. Ela também adiantou que novas iniciativas estão por vir, como o programa Emprega Novo Hamburgo, voltado a jovens aprendizes, estagiários e professores com perfil técnico.
Desafio superado e novos planos para o futuro
Para o secretário de Educação, André Luís da Silva, o engajamento dos estudantes foi um dos principais destaques do projeto. “Lá no início, perguntei quem conseguiria chegar até aqui. O entusiasmo era grande, mas o verdadeiro desafio foi manter o ritmo e se dedicar no contraturno”, relembrou. Ele anunciou que o programa será reformulado em 2026, com um calendário mais acessível e inclusão de alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
A banca avaliadora foi composta por Daiana Monzon, pela diretora de Inovação da Feevale, Manuela Bruxel, e pela professora e mentora do Feevale Techpark, Carla Adam.
Preparando jovens para um futuro de protagonismo
Com o sucesso da primeira edição voltada à rede municipal, o Startup Teens reforça a importância de fomentar a cultura empreendedora desde os anos finais do Ensino Fundamental. O projeto mostrou que, com apoio e incentivo, os estudantes são capazes de desenvolver soluções criativas e relevantes para desafios reais — e, assim, se prepararem para um futuro com mais autonomia e conexão com o mundo do trabalho.
LEIA TAMBÉM: