Entre os dias 26 e 29 de novembro, seis jovens atletas de Ivoti participarão das Paralimpíadas Escolares 2024, o maior evento esportivo do mundo para crianças e adolescentes com deficiência. A competição será realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, reunindo talentos de todo o Brasil.
Dos representantes de Ivoti, quatro são da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e dois da Escola 25 de Julho. Na modalidade de tênis de mesa, competirão Eduardo Vaz Pacheco, de 13 anos; Pietro Galdino Cruz, de 14; e Ryan Carlos Pauli Petrona, também de 14 anos. Já no atletismo, João Gabriel Locatelli, de 13 anos, disputará provas na pista.
Os gêmeos Miguel Giovani Fuhr e Mateus Augusto Fuhr, ambos com 13 anos, também representam o município em três modalidades: corrida em cadeira de rodas, arremesso de peso e lançamento de pelota. O professor de Educação Física Felipe Jacob Rodrigues acompanha a delegação como técnico na modalidade de tênis de mesa.
Evento tem chancela do CPB
O evento, organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), reúne 2.013 atletas de todas as regiões do Brasil, marcando um recorde histórico de participação desde sua criação, em 2006. A competição abrange 13 modalidades, com destaque para atletismo, natação, bocha, tênis de mesa e badminton. Pela primeira vez, seletivas estaduais foram realizadas em três modalidades – atletismo, natação e bocha – como parte do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, que percorreu todo o país no primeiro semestre de 2024.