Alunas do curso de Mecânica, da Escola Técnica Liberato, vão participar de evento na cidade de Izmir, entre os dias 10 e 13 de abril.
Da Redação [email protected] (Siga no Twitter)
A partir desta quarta-feira, dia 10, o projeto Pavimentação Alternativa, de duas estudantes da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, de Novo Hamburgo, estará sendo apresentado na Turquia. A feira Doganata Education Science Energy Engineering Fair ocorre entre 10 e 13 de abril na cidade de Izmir.
O projeto das alunas Leticia Camargo Padilha e Samantha Karpe, do Curso de Mecânica, visa apresentar uma nova alternativa de pavimentação. Ele pretende criar um novo estilo que seja capaz de retirar da sua composição o cimento asfáltico do petróleo, substituindo o mesmo por um polímero que se adequasse às características impostas por normas regidas pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem – Daer e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes -Dnit.
O polímero que melhor se enquadrou foi o de alta densidade. Toda a metodologia aplicada foi feita em uma empresa de pavimentação. Os resultados obtidos são considerados como excelentes, tendo alta resistência, pouca porcentagem de vazios e boa estabilidade.
Este novo produto pode ser utilizado em pavimentos rígidos, pavimentos em lugares abertos e fechados e em empresas que precisam de um solo resistente. Seu custo é de, aproximadamente, 47% da quantia total do material para o asfalto.
Informações de Imprensa Liberato
FOTO: Luis Eduardo Selbach / Imprensa Liberato