Luíza Carpeggiani Kaltbach, de 15 anos, obteve uma conquista que homenageia a cultura alemã do município. Ela ficou em primeiro lugar em ‘leitura em língua alemã’ na competição “Vorlesewettbewerb” promovida pelo Instituto Goethe de Porto Alegre.
A trajetória desta moradora do bairro Encosta do Sol iniciou quando ingressou no Instituto Ivoti em 2023, escola esta que possui alemão no seu currículo. Por iniciativa própria ingressou em cursos de “alemão” para aprofundar seu conhecimento.
Em relação a competição, Luíza precisou gravar áudios e vídeos lendo textos em alemão, que proporcionalmente se tornavam mais avançados, exigindo interpretar expressões complexas, além de trava-línguas. Sua primeira colocação veio na categoria “Deutsch als Fremdsprache A2 mit Deutschland Erfahrung”, voltado para estudantes com o alemão como língua estrangeira e experiência na Alemanha.
A competição continua
“Há alguns dias fui comunicada sobre uma nova etapa do concurso, no qual ganhei o primeiro lugar na minha categoria. Será a etapa final do concurso, na qual terei que ler outro texto e, posteriormente, serei avaliada”, relata Luíza.
Sua rotina de estudos é intensa, com aulas de manhã e à tarde, de segunda a sexta, e estudos em casa. “Tento conciliar as atividades da escola com o lazer, mas nem sempre é possível”, observa. Ela conta com dois grandes apoiadores, seus pais, Adriana Carpeggiani Kaltbach e Tarcísio Lobato Kaltbach.
Em julho, a família visitou Constança, na Alemanha, oportunizando que Luíza praticasse o seu alemão fora da sala de aul, com interação diretamente com nativos e a cultura. A adolescente também possui a cidadania alemã, e segundo a mesma, a cidadania italiana é a próxima na lista.