Solenidade ocorreu no Centro Administrativo de Estância Velha e indica ajustes estratégicos no início da gestão municipal.
Em solenidade realizada no Centro Administrativo Gabriel Steiner, na última quarta-feira (1º de outubro), o prefeito Diego Francisco empossou três novos integrantes do primeiro escalão da administração municipal da Prefeitura Municipal de Estância Velha. As nomeações visam fortalecer áreas-chave do governo, com perfis técnicos e política local, em meio a articulações e expectativas para os próximos meses de gestão.
Entre os nomes anunciados, destaca-se João Victor Torres Penso, para chefiar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SEDEIT). João Victor já atuou em outros setores, tendo a máxima confiança do prefeito Diego. Assume a SEDEIT com o compromisso de seguir inovando em busca do desenvolvimento econômico. “Nosso trabalho será voltado para o fortalecimento da parceria com as entidades e empresas do Município. Junto com a equipe qualificada da secretaria vamos obter grandes melhorias nos serviços e fomentar o turismo gerando mais emprego e renda para os estancienses”, afirmou João Victor.
No comando da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (SEDEST) a partir de 1º de outubro estará a vereadora Beti Griebeler, que se licenciou no cargo de vereadora para assumir este novo desafio da vida pública. Beti é concursada da área da saúde e pretende realizar um trabalho com a mesma dedicação que tem demonstrado ao longo da vida pública. “Agradeço muito a confiança em mim depositada pelo prefeito e garanto que dedicação e esforço não vão faltar para realizar um trabalho de excelência a frente desta secretaria que cuida da vida das pessoas”, disse.
Jacob Immig, contador de formação e ex-vereador na legislatura 2021–2024, que assume o cargo de chefe de Gabinete do prefeito. A escolha reforça a aposta no diálogo político, já que Immig é figura conhecida nos bastidores do município e tem trânsito na esfera municipal. Segundo a prefeitura, sua nomeação atende ao compromisso de unir competência técnica e experiência local.
A gestão ressaltou que os nomes foram escolhidos por seu perfil técnico, capacidade de articulação e compromisso com as metas de mandato.
Reorganização no governo municipal de Estância Velha e sinais de prioridades
A nomeação dos novos dirigentes do primeiro escalão indica um momento de ajuste estratégico para a administração de Estância Velha. Ao colocar uma vereadora e um ex-vereador no cargo de confiança, o prefeito Diego busca reforçar o equilíbrio político e ampliar interlocução com o Legislativo. A movimentação também sinaliza que o governo pretende acelerar a execução de projetos que exigem coordenação entre secretarias.
O prefeito Diego Francisco destacou que está “renovando 30% do nosso primeiro escalão como forma de oxigenar a Administração para seguirmos cada vez mais empenhados em melhorar a vida da nossa gente”. O prefeito salientou ainda a grande presença das mulheres e de servidores concursados nos cargos de maior destaque da Administração. “Das nove secretarias, quatro são comandadas por mulheres (Educação, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Desenvolvimento Social), e quatro são ocupadas por pessoas concursadas (Desenvolvimento Social, Educação, Planejamento Urbano e Gestão e Governança), como uma forma de valorização dos servidores do nosso município”, destacou o prefeito.
Com as nomeações, a prefeitura procura garantir maior estabilidade nos primeiros meses de governo e recuperar fôlego institucional para enfrentar desafios locais como pavimentação, saneamento, mobilidade e políticas sociais.
Participaram da solenidade o deputado estadual Issur Koch, representantes da deputada estadual Eliane Bayer, e da deputada federal Franciane Bayer, e a chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Luana Winter.
Com informações do Decom/Prefeitura Municipal de Estância Velha.
LEIA TAMBÉM: “Virada de jogo” na educação: Eduardo Leite anuncia avanços e acende o debate sobre sustentabilidade das conquistas