Novo chefe da Polícia gaúcha anuncia concurso para contratar 500 agentes civis, porém governo não tem recursos nem para pagar estagiários, em Novo Hamburgo
Foi anunciado na manhã desta quarta-feira, dia 18, o edital para contratação de 500 novos servidores para a polícia Civil, pelo novo chefe de Polícia Civil, João Paulo Martins, durante a cerimônia de posse realizada em Porto Alegre. Antes que isto venha acontecer, porém, as delegacias de Novo Hamburgo, por exemplo, continuam com estagiários, que estão tendo seus proventos mantidos pelo município. Na 4ª Delegacia de Polícia, o delegado Enizaldo Plentz, revela que são dois estagiários em tal situação.
O vereador hamburguense, Leonardo Hoff (PP), conta que visitou na terça-feira, dia 17, o delegado Enizaldo Plentz e recebeu a solicitação da necessidade de manutenção dos estagiários. O delegado confirmou o pedido, porém, disse que apesar de ser de praxe o município fazer o pagamento, nada impedia que o vereador Hoff encaminhasse o pedido para quem de fato tem o compromisso de bancar a despesa – o governo do estado.
O vereador Leonardo Hoff, ao ser questionado pela reportagem do novohamburgo.org se ele iria encaminhar o pedido para o governo do Estado estudar as possibilidades de pagar os estagiários, já que seu partido, o PP, integra o governo, afirmou que no final da manhã de quarta-feira, dia 18, já havia encaminhado ao secretário das relações institucionais do RS, Celso Bernardes, um pedido de providências, no sentido de que fosse feito o pagamento dos benefícios aos estagiários das delegacias de polícia e Brigada Militar de Novo Hamburgo.
Já o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Novo Hamburgo, o coronel Luiz Fernando Farias, disse que o prefeito Tarcísio Zimmermann, sensivel as dificuldades dos policiais resolveu conceder prazo até o final de julho para que os órgãos de segurança providenciem junto ao governo gaúcho, a liberação de recursos para que a partir de 1º de agosto de 2009, os pagamentos passem a ser feitos pelo Estado. “O prefeito argumentou que será exigente com o Estado para que a governadora Yeda Crusius venha a pagar todos os servidores de sua competência”, argumenta.
O vereador Gilberto Koch, por sua vez, confirmou ter existido uma preposição recente dos delegados pedindo ao prefeito Tarcísio Zimmermann e ao secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Farias mais um prazo para resolver a situação dos estagiários. “O prefeito confirmou aos delegados, entre eles o delegado Enizaldo Plentz, já no início da semana, que havia decidido pelo pagamento de mais seis meses dos estagiários, até que o governo do estado possa dar uma resposta para a situação”, argumenta o vereador.