Pessoas que pretendem viajar para área de risco no Estado ou fora dele estão recebendo a vacina nos postos de saúde dos municípios
O Centro de Vigilância em Saúde gaúcha está intensificando as medidas de prevenção à febre amarela no Rio Grande do Sul. O Estado não corre perigo de epidemia. As regiões de risco – norte e noroeste gaúcho estão sendo monitoradas e a população que se desloca para as cidades de risco estão sendo orientadas a tomar a vacina, através de acordo com o Daer e rodoviárias.
Conforme informações da secretaria municipal de Saúde de Novo Hamburgo, o Ministério da Saúde recomenda a vacinação contra a febre amarela, para todos os viajantes, que se dirigirem para os estados e municípios da regiões Norte e Centro-Oeste, para todos os municípios do Maranhão e Minas Gerais, para os municípios localizados ao sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, norte do Espírito Santo, noroeste de São Paulo e oeste dos estados do Paraná e de Santa Catarina. As vacinas devem ser aplicadas com antecedência de no mínimo dez dias da viagem.
A vacina é contra-indicada para crianças com menos de seis meses de idade, para pessoas com o sistema imunológico comprometido por doença, e para pessoas com história de reação anafilática relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Gestação em qualquer fase constitui contra-indicação relativa, devendo ser avaliado cada caso por um médico.
Área de risco no RS
No RS receberão reforço da vacinação os seguintes municípios, por ser considerados de área de risco, embora não tenha registrado casos:
Alecrim, Alpestre, Ametista do Sul, Barra do Guarita, Bossoroca, Caiçara, Campina das Missões, Cândido Godói, Crissiumal, Derrubadas, Dezesseis de Novembro, Doutor Maurício Cardoso, Esperança do Sul, Frederico Westphalen, Garruchos, Horizontina, Irai, Itacurubi, Jaguari, Jarí, Mata, Nova Candelária, Nova Esperança do Sul, Novo Machado, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Pirapó, Planalto, Porto Lucena, Porto Mauá, Porto Vera Cruz, Porto Xavier, Roque Gonzáles, Santiago, Santo Antonio das Missões, Santo Cristo, São Borja, São Francisco de Assis, São Luiz Gonzaga, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul, Tenente Portela, Tiradentes do Sul, Toropi, Três Passos, Tucunduva, Tuparendi, Vicente Dutra, Vista Alegre e Vista Gaúcha.