O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, na noite de segunda-feira, 5, teve ventos de mais de 100 km/h.
Além de árvores, as rajadas derrubaram postes, espalharam fios de energia elétrica pelo chão em vários municípios. Ainda há 20 mil unidades da CEEE que estão com problemas e 17 mil consumidores da região metropolitana de Porto Alegre estão sem luz.
Outros municípios como Amaral Ferrador, Cristal, São José do Norte e Santo Antônio da Patrulha também sofreram com o temporal. Equipes da CEEE passaram a noite consertando os estragos causados pelo temporal. No total 140 equipes estão trabalhando nesta terça-feira, 6, nas regiões afetadas.
Nas ruas e nas avenidas da Capital, dos 940 semáforos, 200 pararam de funcionar, um transtorno para motoristas que ainda tiveram de enfrentar os alagamentos. Em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina, a chuva veio acompanhada de granizo – ao todo nove municípios foram atingidos por granizo. Em Bagé, no sul do Estado, a água invadiu casas e os moradores saíram às pressas para tentar salvar os móveis. A previsão é que a energia volte à normalidade até o final do dia.
O telefone de atendimento ao cliente da CEEE (0800-721-2333), registrou das 18h de ontem até às 8h de hoje, mais de 5.300 ocorrências, havendo congestionamento nas linhas.