A escritora sapiranguense Nana Bernardes assumiu na sexta-feira, 24, uma cadeira na Academia de Letras dos Municípios do Rio Grande do Sul (Almurs). A cerimônia, que representa mais um marco em sua trajetória dedicada à literatura, à música e à educação, ocorreu em uma cerimônia especial na Câmara de Vereadores de Porto Alegre.
Nana, que também é Presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Sapiranga, ressalta a importância do título. “Tomar posse na Almurs foi um momento muito importante porque acho que é mais um espaço que se abre para divulgar o trabalho e para trocar ideias com outras pessoas que também vivem a literatura.”
Agora ela aguarda as novidades que vem pela frente. “Acho que será um desafio e no ano que vem a Almurs já está planejando uma antologia sobre os 200 anos da Imigração Alemã. Pretendo já escrever para participar dessa antologia e falando da imigração trazendo sempre as histórias de Sapiranga, representando a minha cidade que me acolhe e me acolheu sempre.”
Uma das características do seu trabalho é a capacidade de se conectar com uma ampla faixa etária de público, usando a música e a literatura como pontes. Nana ministra aulas de Literatura e desenvolve projetos que unem essas duas paixões, direcionados a crianças, adolescentes, professores, idosos e o público em geral. Em 2021 ela deixou sua marca como patrona da Feira do Livro de Sapiranga.