A escritora Rejane Oliveira, de Campo Bom, membro fundadora da Academia Literária do Campo Bom (ALCB), lança seu primeiro livro, “PSIQUÊ — A Terapeuta”, no dia 4 de dezembro, no Gastropub Imigração (rua Cairú, 197 – Centro, Campo Bom). O evento, aberto ao público, contará com atrações culturais e sessão de autógrafos.
Quem é Rejane Oliveira?
Rejane Oliveira é natural de Campo Bom e uma cidadã do mundo, com vasta — e interessante — trajetória pessoal e profissional.
Formada em jornalismo, publicidade, relações públicas e psicologia pela UFRGS, construiu uma carreira sólida nessas áreas — cada uma a seu tempo.
Sua jornada profissional começou como Comissária de Bordo da Varig, com base em São Paulo, viajando pelo Brasil e pelo exterior.
Quando voltou para o Rio Grande do Sul, fixou-se em Porto Alegre, onde teve importante atuação na área da comunicação.
Foi empreendedora e diretora na “COM.R Comunicação e Psicologia”, atuou como assessora de comunicação, cerimonialista, locutora de rádio, colunista e professora universitária.
Como psicóloga, especializou-se em psicologia organizacional e transpessoal, com técnicas de relaxamento, burnout, hipnose e TVP, oferecendo uma abordagem holística em seu consultório — inaugurado em POA e em seguida em Campo Bom, mantendo ambos em atividade.
Em 2017, Rejane voltou a residir na cidade de Campo Bom, com a qual nunca perdeu o vínculo por conta de familiares, amigos e pacientes.
Trajetória como escritora
Durante os anos em que trabalhou com comunicação e psicologia, nunca parou de escrever. De espírito questionador, pensamentos profundos e reflexivos, fez do papel e da caneta suas ferramentas para refletir e buscar respostas. Encontrando na escrita o caminho para compartilhar suas ideias, aprendizados e filosofia de vida.
De natureza curiosa, ama aprender e estar em contato com as mais diversas manifestações culturais, como fonte de conhecimento e bem-estar. Pela arte, sempre exercitou o olhar para dentro de si, em momentos de reflexão, desenvolvimento da sua sensibilidade e expressão de emoções, sentimentos e sonhos.
Dessa forma, exerce a prática da espiritualidade, como base da sua existência. Segue uma proposta de vida e de caminhos que vão além do meramente visível, conduzindo-se na transpessoalidade do ser.
Entende o exercício da gratidão e o cuidado das emoções, energia, ambiente, saúde mental, emocional e física como formas de cuidar da alma.
E agora, unindo suas experiências pessoais e profissionais, busca auxiliar o próximo a ter esclarecimento, discernimento e o verdadeiro encontro consigo mesmo, por meio do encantamento pelas palavras.
LEIA TAMBÉM: Estudantes de Ivoti estão nas Paralimpíadas Escolares 2024
Arte e saúde mental
“A arte existe porque a vida não basta”, esta frase de Ferreira Gullar representa um importante pilar da filosofia de vida da escritora Rejane.
Num mundo cada vez mais atribulado, com altos índices de pessoas com questões de saúde mental, muito se fala em desacelerar, cuidar de si, observar emoções e sentimentos. Mas, como fazer isso?
O acesso a profissionais qualificados, informações seguras e pertinentes nem sempre estão disponíveis para todos. Muitos ainda se veem desamparados e desorientados sobre como cuidar da saúde mental.
E foi pensando nessas pessoas que nasceu “PSIQUÊ – A Terapeuta”, uma obra de não ficção que orienta o leitor a percorrer uma jornada de autoconhecimento.
Transmitindo informações embasadas cientificamente por pensadores e pesquisadores da mente humana, numa narrativa de fácil compreensão destinada a quem deseja se cuidar, se conhecer e encontrar-se consigo mesmo. Descobrindo na arte o caminho do equilíbrio e bem-estar.
A obra já tem continuação e desdobramento para outros produtos de apoio ao processo terapêutico, novidades em breve.
Além disso, a escritora já tem outras obras finalizadas, — aquelas que ficam guardadas na gaveta, sabem? — que serão editadas e lançadas a partir de 2025.
Publicações da escritora
Rejane tem textos publicados em 5 antologias: Autores Gaúchos (87), Autores Gaúchos (88), 4 Mulheres (89), Mosaico de Vozes-antologia de poesias e Mosaico de Vozes-antologia de contos (2024) — estes dois últimos publicados pela Associação Literária de Campo Bom, da qual a escritora é membro fundadora.
“PSIQUÊ-A Terapeuta”, é sua primeira publicação independente e visa alcançar o público geral que busca orientação sobre bem-estar físico, mental, emocional e espiritual. Como também profissionais da área que podem usá-lo como guia para auxiliar outras pessoas.
O lançamento da obra vai acontecer no dia 04/12, às 19h30min, no restaurante Gastropub Imigração, no centro de Campo Bom. A noite contará com apresentação cultural, fala da escritora, venda do livro e sessão de autógrafos.
Será oferecido um coquetel de recepção e o restaurante estará funcionando normalmente para quem quiser estender a noite e provar os deliciosos pratos e drinks do local.
LEIA TAMBÉM: Morro Reuter abre concurso para médicos e psicólogos