Durante o sábado e o domingo, 23 e 24, a comunidade hamburguense teve a oportunidade de participar dos debates do Fórum Social Mundial (FSM).
Quatro escolas da rede municipal se transformaram em Espaços de Livre Ocupação (ELOs), no último fim de semana com atividades diretas do Acampamento Intercontinental da Juventude (AIJ), que ficará instalado na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande até sexta-feira, dia 29.
O objetivo das atividades foi integrar as culturas locais com a dos visitantes e trocar experiências entre os povos que estão participando do FSM por meio do AIJ.
Cada uma das escolas foi centro de debates específicos. No sábado, na EMEF Boa Saúde, no bairro Boa Saúde, o assunto foi “Democracia e Participação Comunitária”, já na EMEF Darcy Borges de Castilhos, no bairro Liberdade, o tema foi “Economia Solidária”.
No domingo, os encontros ocorreram nas escolas Senador Salgado Filho, no bairro Canudos, e Eugênio Nelson Ritzel, no bairro Vila Diehl. Na primeira o debate foi sobre a “Juventude”, já na outra unidade o assunto foi a “Vida Saudável”. Conforme um dos coordenadores do AIJ, Juliano da Costa, as comunidades puderam discutir assuntos pertinentes a sua realidade. “A expectativa dos participantes era mostrar o seu trabalho e também conhecer a atuação de outras culturas e a sua relação com os temas propostos”, afirma. As escolas também receberam oficinas do programa Escola Aberta e atividades esportivas e artísticas. Na escola Senador Salgado Filho, por exemplo, os participantes puderam conferir oficinas de taekwondo, artesanato e grafite.