A primeira escola pública bilíngue em nível fundamental do Rio Grande do Sul está fechando um ano de ensino de Língua Portuguesa e Inglês. Ainda mais empolgante é o fato do projeto ser aplicado em duas turmas de Jardim A; uma de Jardim B e em 1º Ano da Emef Maria Emília de Paula, localizada na Vila Irma.
“Story time” (hora do conto), “Body movement & Expressive play” (corpo e movimento/jogos expressivos), “Arts & crafts” (artes), “Tech explorers” (tecnologia), além de linguagem através da arte são as disciplinas diárias, das 7h20min às 16h. A metodologia está cargo de duas docentes, sendo uma por turma.
Conforme a professora de Educação Infantil e Inglês, Vânia Cézar, o objetivo é que o currículo seja equilibrado. “Toda a rotina que ocorre na Língua Portuguesa em uma escola regular, temos aqui também em Inglês” explicou. Os pequenos dominam trivialidades, como saudações e horas, mas também já decoraram canções e cada vez aplicam o Inglês em seu vocabulário.
O planejamento da Secretaria de Educação é de uma implantação gradual, como na Maria Emília de Paula, onde começo com duas turmas de Jardim, em agosto de 2024, e avançou para o 1º Ano em 2024. Atualmente, o educandário tem100 alunos em sistema de Tempo Integral.
LEIA A EDIÇÃO DO JORNAL O VALE

Preparados hoje para o futuro
A proposta da escola bilíngue gratuita em Sapiranga é justamente está oportunidade de qualificação, através da qual o estudante chegará ao 9º Ano do Ensino Fundamental com Inglês fluente. Por consequência, crescem as possibilidades no mercado de trabalho, sendo esta considerada uma espécie de língua mundial e imprescindível para diversas carreiras, sobretudo no mundo corporativo.
A primeira escola pública bilíngue no estado é desenvolvida em parceria com a Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH). Para auxiliar no dia a dia na sala de aula, alunos e professores contam com um rico material de apoio, como livros didáticos selecionados com todo o cuidado pelas equipes pedagógicas da Instituição.