É de pequeno que se adquire consciência ecológica com a professora Alessandra na Escola Rabisteco
Desde o mês de março deste ano, a professora Alessandra da Silva Bartz, desenvolve o projeto Planeta Terra, com a turma do Maternal (2 e 3 anos de idade), da Escola de Educação Infantil Rabisteco (Rua Caeté, 188). Alessandra conta, que a idéia surgiu devido às freqüentes perguntas sobre meio-ambiente, que os pequenos faziam.
Veja fotos da atividade na Rabisteco
“Eles vinham com os mais variados tipos de questões: sobre lixo, animais, poluição…A partir disso, comecei a pensar em um tema quê pudesse englobar todas essas questões, e assim cheguei ao assunto Planeta Terra”, define a professora.
Segundo Alessandra, a cada 15 dias, um novo mini-projeto é iniciado, abordando temas como mamíferos, répteis, separação de lixo, poluição das fábricas, e assim por diante. “Já fizemos até experiências. Enterramos restos de comida em um buraco e plástico e outros materiais em outro. Depois de um tempo, olhamos para constatar como estava evoluindo a decomposição em cada caso”, explica.
Os pequenos da turma do Maternal trabalham bastante com recortes de revistas, identificando animais e diferentes situações (como a separação do lixo e poluição, por exemplo). Além disso, a professora lembra que sempre traz informações bem atualizadas, através de notícias de jornais.
“Naturalmente que eles não tem o mesmo entendimento que os adultos. Mas da maneira deles, entendem o que eu leio dos jornais, e sabem passar a mensagem correta sobre o assunto”, enfatiza Alessandra.
A Caminhada
A professora e as crianças prepararam um evento especial para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira, dia 05 de junho. A partir das 16h, a turma do Maternal, e a turma do Jardim (convidados), fizeram uma caminhada pelas ruas do bairro para conscientizar a população sobre o uso correto do meio-ambiente e seus recursos.
Durante a passeata, além dos cartazes informativos sobre o assunto, os alunos cantam músicas relacionadas ao assunto, distribuem panfletos explicativos sobre reciclagem ou pequenos “presentes” (confeccionados com embalagens inutilizadas embaladas em jornal), com mensagens como: “recicle seu lixo”, entre outras.