Uma conquista inédita e carregada de emoção fez com que Ivoti entrasse para o cenário nacional com um dos esportes mais tradicionais da região: o bolão. No último fim de semana, a Associação Teuto Brasileira de Bolão União de Nova Vila se consagrou campeã do 1º Campeonato Brasileiro da Melhor Idade Feminino de 2023. A competição ocorreu em Cascavel, no Paraná.
Essa foi a primeira vez em que a associação e o município ganharam um prêmio oficial na modalidade esportiva. A equipe somou 1.043 pinos e venceu a equipe gaúcha da Sociedade Recreativa Tiro ao Alvo, de Nova Petrópolis, que ficou com a 2ª colocação com 1.027 pinos. Ao todo, nove times participaram da disputa.
O time é composto por nove mulheres, entre elas Márcia Werlang Berghan, de 60 anos. Há 36 anos ela tem o bolão como um dos seus passatempos prediletos e afirma que ter feito parte da conquista do título foi “algo maravilhoso”. “O bolão é um esporte incrível. Faz bem para a cabeça, para o corpo e para a alma. E poder ser reconhecidas como as primeiras campeãs do campeonato é histórico”, destaca ela.
Márcia conta que o esporte, em si, é tradicional. Entretanto, uma competição voltada para a melhor idade é algo que vem crescendo no país inteiro. Esse é o primeiro evento chancelado pela Confederação Brasileira de Bolão (CBBo). Para conseguir a classificação para o campeonato brasileiro, as atletas tiveram que disputar o campeonato estadual em 2022, que ocorreu em Lindolfo Collor, e conquistaram a 3º colocação.
Essa foi a última competição do ano da categoria melhor idade. Com o título, o time da associação já garantiu uma vaga para o campeonato nacional de 2024, marcado para ocorrer em Santa Catarina. “Eu jogo melhor idade, veteranas, casais e força jovem. São 4 campeonatos diferentes, mas esse da melhor idade é o que nos dá uma disputa mais equilibrada”, revela.
Destaque individual
Além da conquista por equipe, a associação também trouxe para Ivoti mais dois troféus de destaque individual. O Braço de Ouro ficou com Erica Becker Hansen, após somar 612 pinos na competição. Já o Braço de Prata foi para Carmen Lúcia Spaniol, também com 612 pinos.
A premiação é destinada às atletas que mais pinos derrubaram na competição.
Conheça as atletas:
Márcia Werlang Berghan
Erica Becker Hansen
Iara Rosvita Metz
Lucia Maria Klein Hillesheim
Elia Spohr
Marilene Teresinha Silva
Carmen Lúcia Spaniol
Lucia Petry Hilleshei
Maria Pauletti
