Dançar e pular no feriado é um bom exercício físico.É preciso, no entanto, ficar atento para manter a saúde
Carnaval é época de alegria, de correr, dançar e pular muito. Você pode até não fazer a associação imediata, mas a verdade é que os quatro dias de folia podem se tornar um belo exercício físico para o organismo.
E como qualquer atividade física, é preciso estar preparado para agüentar a maratona carnavalesca. Não adianta nada passar o ano inteiro esperando o feriado mais festivo do país se for para não agüentar o pique na hora “H”, não é? É por isso que o ideal mesmo era que todos estivessem fazendo exercícios regulares ao longo do ano para não sofrer o grande mal do atleta de final de semana e acabar a festa com um esgotamento. Quem faz exercícios regulares tem mais energia e fôlego para aproveitar a festa. Mas se você não se preparou, há como garantir o bem estar nessa época. É só preciso tomar alguns cuidados.
Tente se alongar um pouco antes de cair na farra. Esticar os músculos faz bem para a circulação e evita problemas musculares na hora da correria do bloco.
Além disso, vale algumas precauções para manter a saúde. A primeira é, óbvio, não abusar das bebidas alcoólicas. O álcool não apenas atrapalha o bom funcionamento do organismo, como deixa as pessoas alteradas e pode acabar causando algum acidente de percurso no trio elétrico.
Fora isso, deve-se lembrar de não descuidar da alimentação. Um café da manhã reforçado é essencial para quem vai correr atrás dos blocos matutinos. Em todas as refeições, é bom priorizar os alimentos ricos em energia, como os carboidratos, e evitar as comidas gordurosas, como as frituras. Frutas e verduras são uma boa pedida para complementar a refeição, porque são ricas em líquidos.
A hidratação é outro ponto em que o folião não pode baixara guarda. Em dias normais, os médicos recomendam a ingestão de dois litros de líquidos por dia; no Carnaval, especialmente se o tempo melhorar e fizer sol, deve-se tomar até mais. A preferência deve ser dada para água e sucos.