Finep aprova projeto de extensão da Feevale que irá buscar desmistificar a área da Engenharia
Ainda no primeiro semestre de 2007, professores da Feevale e de escolas de Ensino Médio da região devem iniciar a execução de um projeto que propõe o desenvolvimento de novas estratégias de ensino-aprendizagem.
Trata-se do “Engenharia na TV”, proposta que integra o projeto de extensão “Ferramentas e Materiais Pedagógicos para Ensino Médio”.
A idéia foi desenvolvida pelos professores do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas – ICET e por escolas de Ensino Médio da região de abrangência da Feevale. O projeto havia sido enviado em outubro passado para aprovação da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
O objetivo é a aplicação prática de ferramentas e materiais pedagógicos à realidade das escolas com dificuldades de acesso nas diferentes áreas do conhecimento, tornando-o multidisciplinar e possibilitando a interdisciplinaridade.
Conforme o coordenador do curso de Engenharia Industrial, Ramon Fernando Hans, ainda neste primeiro semestre de 2007 serão repassados R$ 350 mil para a Feevale, valor que será utilizado na confecção de materiais didáticos, compra de equipamentos e contratação de professores.
“É uma alegria muito grande, pois nosso projeto foi um dos poucos contemplados na região”, ressalta Hans. O compromisso da Feevale é o de contribuir com a divulgação de questões da Engenharia junto aos alunos do Ensino Médio, desmistificando esta área.
Assim, a proposta feita foi para a criação de clipes (filmes) interdisciplinares feitos por uma equipe de professores de diferentes áreas do conhecimento que terão dois vieses de atuação: um junto aos alunos do Ensino Médio e outro com professores das áreas de Física, Matemática, Biologia, Química e Informática.
Em ambos, o trabalho estaria voltado para professores e alunos da Rede Estadual de Ensino de Novo Hamburgo, bem como aos alunos da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha e da Escola de Educação Básica Feevale – Escola de Aplicação.
A partir da execução da proposta, os alunos irão participar de oficinas relativas às disciplinas, no Laboratório de Engenharia e demais laboratórios da própria Feevale, além de terem acesso a um conjunto de vídeos especialmente preparados para discussões em aula, na sua própria escola de origem.
Conforme Hans, essa medida contribuirá para melhorar a compreensão dos alunos do Ensino Médio nas disciplinas das ciências exatas. Já os professores, participarão de capacitações sediadas na Fundação Liberato e na própria Feevale, com o objetivo de oferecer a atualização e preparação profissional para o melhor desempenho em sala de aula.